Encontro Econômico Brasil-Alemanha
Comissão Mista de Cooperação Econômica Brasil-Alemanha (Comista) e Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA)
As relações nos campos econômico, comercial e de investimentos são acompanhadas por dois instrumentos de alto nível: a Comissão Mista de Cooperação Econômica Brasil-Alemanha (Comista) e o Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), cuja atuação ocorre em estreita coordenação entre os setores governamentais e empresariais dos dois países, em reuniões anuais.
41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2025 (EEBA 2025, Salvador)
Realizou-se entre 16 e 17 de junho de 2025, na cidade de Salvador, o 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha. O lema da edição foi “Novas Parcerias para Negócios Sustentáveis” e contou com uma agenda que contemplou temas como transição energética, inovação na indústria manufatureira, economia circular, agroindústria, proteção do clima, desafios geopolíticos e cooperação em segurança. A programação incluiu também visitas técnicas ao Cimatec Park e à BASF, bem como uma rodada de negócios em formato híbrido, totalizando 203 reuniões comerciais. No segundo dia do evento, ocorreu o 4º Dia de Energia Brasil-Alemanha: Descarbonização da Indústria no Brasil e na Alemanha, organizado pela Parceria Energética Brasil-Alemanha, em cooperação com o projeto H2Uppp.
40º Encontro Econômico Brasil Alemanha 2024 (EEBA 2024, Wolfsburg)
No ano das comemorações do bicentenário da imigração alemã ao Brasil, o 40º Encontro Econômico Brasil-Alemanha realizou-se em 22 e 23 de setembro de 2024, na VW Autostadt, em Wolfsburg, Alemanha. O EEBA foi aberto pelos presidentes da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), Siegfried Russwurm, e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, e pelo vice-chanceler e ministro federal da Economia e Proteção Climática da Alemanha, Robert Habeck. O evento reuniu mais de 450 representantes de empresas de diversos setores de ambos os países.
Os painéis do EEBA promoveram o intercâmbio sobre oportunidades de parcerias em temas como riscos globais, energias renováveis, resiliência de cadeias de valor estratégicas, descarbonização da indústria, capacitação profissional e digitalização. Os representantes brasileiros no EEBA expressaram a convicção de que a parceria econômica bilateral deve ser indutora de diversificação (e, portanto, de segurança e resiliência para as cadeias de produção globais) que não deve se limitar meramente a fornecimento de matérias-primas e vetores de energia, mas promover a redistribuição geográfica de centros de agregação de valor industrial, bem como a diversificação de rotas tecnológicas sustentáveis ao longo dessas cadeias.
Ao final da 50ª Comissão Mista de Cooperação Econômica, realizada em 24 de setembro de 2024, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o Ministério Federal da Economia e Proteção Climática da Alemanha divulgaram comunicado conjunto intitulado "Declaração sobre Cadeias de Valor de Minerais Críticos", referente ao compromisso conjunto de explorar opções de financiamento para potenciais projetos voltados à agregação de valor em cadeias de processamento mineral no país de extração.
39º Encontro Econômico Brasil Alemanha 2023 (EEBA 2023, Belo Horizonte)
38º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2021 (EEBA 2021, formato virtual)
37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2019 (EEBA 2019, Natal)
A 37ª edição do EEBA realizou-se em Natal, de 15 a 17 de setembro de 2019, sob a organização da CNI e da BDI, com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). Com o tema “Parceria Brasil-Alemanha em tempos de mudança”, o evento reuniu autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países para debater a ampliação de investimentos e novas formas de cooperação bilateral. Ao todo, 1.380 pessoas estiveram no Centro de Convenções de Natal, superando a estimativa de público feita pela organização do evento de reunir 600 pessoas, entre empresários, gestores e autoridades dos dois países. Durante o EEBA 2019, foram realizados painéis sobre perspectivas econômicas e políticas do Brasil e Alemanha; oportunidades e desafios para as empresas; infraestrutura e energia – eficiência por meio de inovação e tecnologia; digitalização e produtividade: soluções estratégicas para Pequenas e Médias Empresas; saúde e educação: qualidade de vida na indústria 4.0; e oportunidades para o investidor estrangeiro.