Reino de Essuatíni

As relações diplomáticas entre Brasil e Essuatíni (anteriormente conhecido como Suazilândia) foram estabelecidas em 1978. A embaixada brasileira em Maputo (Moçambique) é cumulativamente responsável por representar o Brasil junto àquele país. A Embaixada de Essuatíni em Washington (Estados Unidos) representa seu país junto ao governo brasileiro.
Os dois países assinaram Acordo de Cooperação Técnica bilateral em 2008. Essuatíni manifesta especial interesse em parcerias nas áreas de saúde, educação e agricultura.
Em 2024, a corrente comercial entre os dois países foi de US$ 600 mil. As exportações brasileiras são compostas por ovos de aves e gemas de ovos preservadas ou frescas (74%) e tratores (17%). Já as importações brasileiras são variadas, constituídas por veículos ferroviários e equipamentos associados (39%), açucares e melaços (11%) e máquinas e equipamentos especializados para indústrias (14%). (Fonte: Comex Stat – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços)
Cronologia das relações bilaterais
2023 – O embaixador de Essuatíni residente em Washington, Kennedy F. Groening, representa seu país na cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Brasília, janeiro).
2012 – O rei Mswati III participa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.
2010 – Participação do ministro da Agricultura Clement Dlamini no Diálogo Brasil-África em matéria de Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural (Brasília, maio).
2009 – O ministro da educação de Essuatíni, Wilson M. Ntshangase, participa da 6ª Conferência Internacional de Educação de Adultos, em Belém (PA).
2008 – Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica.
1993 – Visita ao Brasil do príncipe Mbilini Dlamini, então ministro de Obras e Construção.
1978 – Estabelecimento de relações diplomáticas.