Estados Unidos da América

Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente americano. Ambos possuem economias dinâmicas e diversificadas e ampla convergência de valores e interesses. As populações dos dois países caracterizam-se pela diversidade étnica e cultural. As relações bilaterais são abrangentes e institucionalizadas, fundadas em sólido histórico de parceria. Em 2024, celebrou-se o bicentenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e EUA. A efeméride serviu como moldura para um ano profícuo em encontros, reuniões e iniciativas na esfera bilateral, consolidando o processo de relançamento e revitalização das relações iniciado em 2023.
Os Estados Unidos são o principal destino das exportações brasileiras de produtos manufaturados. São também os maiores investidores no Brasil, contando com empresas no mercado brasileiro há mais de cem anos. As empresas brasileiras, por sua vez, têm investido nos Estados Unidos como forma de ganhar escala, absorver tecnologia e lançar-se ao mundo. Os laços entre as duas sociedades tornaram-se mais fortes por meio do aumento do número de viagens de negócios, de intercâmbios estudantis e de atividades culturais. Os Estados Unidos abrigam o maior contingente de expatriados brasileiros, estimado em cerca de um milhão e novecentos mil pessoas.
Brasil e EUA dialogam sobre temas como a defesa da democracia, o combate às mudanças climáticas, a promoção dos direitos humanos, a integração de cadeias de valor, a facilitação e desburocratização do comércio, ciência, tecnologia e inovação, e o fortalecimento da cooperação em campos como transição energética, espaço, educação e cultura.
A convite do presidente Biden, o presidente Lula visitou Washington em 10 de fevereiro de 2023. Na ocasião, os mandatários ressaltaram que o fortalecimento da democracia, a promoção do respeito aos direitos humanos e o enfrentamento da crise do clima figuram no centro da agenda bilateral. Decidiram também retomar as atividades do Grupo de Trabalho de Alto Nível Brasil-EUA sobre Mudança do Clima (GTMC) e revitalizar o Plano de Ação Conjunta Brasil-EUA para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade.
O Presidente Lula e o Presidente Biden voltaram a encontrar-se em 20 de setembro de 2023, em Nova York, ocasião em que lançaram conjuntamente a “Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”.
Em 2024, o Presidente Biden realizou visita à Amazônia, a primeira visita de um presidente norte-americano em exercício à região, antes de participar na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. Nesse contexto, o governo dos EUA anunciou contribuição adicional de USD 50 milhões ao Fundo Amazônia, totalizando cerca de USD 100 milhões anunciados em 2024. Por ocasião da Cúpula, o presidente Lula e o presidente Biden lançaram a “Nova Parceria Brasil-EUA para a Transição Energética”.
Em 6 de novembro de 2024, o Presidente Lula parabenizou o Presidente Donald Trump por sua vitória eleitoral, ocorrida na véspera, e retorno à presidência dos EUA. Em 20 de janeiro de 2025, ao cumprimentar o Presidente Trump por sua posse, destacou a trajetória de cooperação da relação Brasil-EUA, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica, e os profundos laços que unem os dois países em diversas áreas, como comércio, ciência, educação e cultura.
A intensa interlocução entre os governos do Brasil e dos EUA ocorre por meio de diversos mecanismos de cooperação. Em 2024, além da retomada do Diálogo de Alto Nível, em Washington, reuniram-se os seguintes mecanismos bilaterais: Diálogo Bilateral para Assuntos Migratórios, Humanitários e de Refúgio; Mecanismo Permanente de Consultas entre Governos e Representantes de Entidades Sindicais do Brasil e dos EUA; Conversações Estratégica de Defesa; Diálogo sobre Minerais Estratégicos; Diálogo Comercial; Fórum de Energia Brasil-EUA; e Plano de Ação Conjunta para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica (JAPER ).
Na vertente comercial, os Estados Unidos são o segundo maior parceiro do Brasil, o principal destino das exportações industriais brasileiras e o maior comprador de produtos brasileiros de alta tecnologia. Em 2024, a corrente de comércio bilateral registrou USD 80,9 bilhões. O montante representa crescimento de 8,1% com relação a 2023. Nesse período, o Brasil exportou USD 40,3 bilhões (aumento de 9,2% em relação ao mesmo período de 2023) e importou US$ 40,5 bilhões (aumento de 6,9% na mesma comparação). Em 2024, o saldo comercial foi deficitário para o Brasil em USD 253,3 milhões. A balança comercial foi deficitária para o Brasil nos últimos 16 anos.
Os EUA são, há mais de uma década, os principais investidores estrangeiros no Brasil, registrando estoque de investimento estrangeiro direto (IED) de USD 246,3 bilhões em 2022, segundo dados do Banco Central (critério de controlador final) – quase 25% do total de IED no país. Ainda de acordo com os dados do BCB, o Brasil ocuparia a 8ª posição entre os principais destinos de investimentos dos EUA. A frequência de encontros de alto nível entre lideranças brasileiras e norte-americanas e a variedade de mecanismos formais de diálogo estabelecidos entre representantes do setor público e privado dos dois países ilustram o caráter amplo, dinâmico e produtivo da parceria Brasil-EUA.
Cronologia das relações bilaterais
2024 – Visita do Presidente Joe Biden à Amazônia, a primeira visita de um presidente norte-americano em exercício à região, no contexto de sua participação na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. Lançamento da “Nova Parceria Brasil-EUA para a Transição Energética” pelos Presidentes Lula e Biden, por ocasião da Cúpula do G20.
2024 – Celebraram-se 200 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e EUA.
2023 – Encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Joe Biden, à margem da semana de alto nível da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, e lançamento da “Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”.
2023 – Visita a Brasília da Representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai (7 a 9 de março).
2023 – Visita a Brasília do Enviado Especial Presidencial para o Clima, John Kerry (27 e 28 de fevereiro).
2023 – Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos (10 de fevereiro). [Comunicado conjunto]
2022 – Reunião do Diálogo de Alto Nível, em Brasília (25 de abril).
2021 – Visita do Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, ao Brasil (Brasília, 5 de agosto).[ Nota à imprensa ] [Fotos da visita]
2020 – Visita do Subsecretário para Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente do Departamento de Estado dos EUA, Keith Krach, ao Brasil (São Paulo e Brasília- 9 a 11 de novembro). Lançamento do Diálogo Trilateral Brasil-EUA-Japão (JUSBE). [Fotos da visita]
2020 – Visita do Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O´Brien, ao Brasil (São Paulo e Brasília - 19 e 20 de outubro). [Fotos da visita]
2020 – Assinatura do Protocolo ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica Relacionado a Regras Comerciais e de Transparência (19 de outubro). [Comunicado à imprensa Brasil EUA] [Nota à imprensa conjunta MRE-MECON]
2020 – Visita do Secretário de Estado Mike Pompeo à cidade de Boa Vista (Roraima). Reunião de trabalho bilateral dos chanceleres (18 de setembro)
2020 – Visita do Presidente Jair Bolsonaro à Flórida [Declaração Conjunta]. Jantar com o Presidente Donald Trump. Assinatura do Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Testes e Avaliação em Defesa (7 a 10 de março)
2020 – 5ª Reunião da Comissão de Cooperação Científica e Tecnológica Brasil-Estados Unidos, em Brasília (6 de março) [Declaração conjunta]
2020 – O ministro Ernesto Araújo viaja a Washington para participar de jantar de lançamento da “Aliança de Promoção da Liberdade Religiosa Internacional”; do “National Prayer Breakfast” e de Sessão extraordinária do Conselho Permanente da OEA (5 e 6 de fevereiro)
2020 – O ministro Ernesto Araújo reúne-se com o secretário de Estado Mike Pompeo em Bogotá, à margem da III Conferência Hemisférica de Luta contra o Terrorismo (21 de janeiro)
2019 – Visita do ministro Ernesto Araújo aos EUA, para a reunião inaugural do Diálogo de Parceria Estratégica (13 de setembro)
2019 – Visita do secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, ao Brasil (São Paulo e Brasília – 30 de julho a 1º de agosto)
2019 – Encontro entre os presidentes Bolsonaro e Trump à margem da Cúpula do G-20, na cidade de Osaka (28 de junho)
2019 – Visita do senhor presidente da República a Dallas, para receber o prêmio “Personalidade do Ano” da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos”, acompanhado dos ministros da Economia; Relações Exteriores
2019 – Visita de trabalho do chanceler Ernesto Araújo a Washington, para dar seguimento aos temas tratados na visita presidencial (29 de abril)
2019 – Visita do ministro da Defesa, aos EUA (25 a 29 de abril)
2019 – Visita oficial do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Washington, 8 e 9 de abril)
2019 – O ministro Ernesto Araújo acompanha o presidente Jair Bolsonaro em visita aos Estados Unidos (Washington, 17 a 19 de março) [Comunicado conjunto] [Declaração conjunta à imprensa] [Discurso do ministro Ernesto Araújo na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos]
2019 – O ministro Ernesto Araújo visita os Estados Unidos (Washington, 5 a 7 de fevereiro) , para encontros com membros do governo dos EUA, formadores de opinião, empresários e congressistas [Coletiva de imprensa]
2019 – O ministro Ernesto Araújo recebe o secretário de estado dos EUA, Mike Pompeo (Brasília, 2 de janeiro), que representou o presidente Donald Trump na posse do presidente Jair Bolsonaro [Coletiva de imprensa]
2018 – Visita de cortesia do secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis (Brasília, 13 de agosto)
2018 – Reunião de Coordenação da Rede Consular na América do Norte (Chicago, 6 e 7 de julho)
2018 – Visita a Brasília do vice-presidente dos Estados Unidos da América, Mike Pence (26 e 27 de junho) [Comunicado conjunto sobre Cooperação Espacial]
2018 – Visita a Brasília do vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, John J. Sullivan (22 de maio)
2016 – O chanceler José Serra mantém encontro bilateral com o secretário de estado John Kerry, no Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro, por ocasião da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (5 de agosto)
2016 – O ministro Mauro Vieira visita os Estados Unidos por ocasião da III Reunião da Comissão Brasil-EUA de Relações Econômicas e Comerciais e da IV Cúpula de Segurança Nuclear, em Washington, D.C. (31 de março e 1º de abril)
2015 – Viagem do ministro Mauro Vieira a Washington (13 a 16 de janeiro)
2015 – Visita do vice–presidente Joe Biden ao Brasil por ocasião da posse da Presidenta Dilma Rousseff (1º de janeiro)
2013 – Visita do vice-presidente Joe Biden ao Brasil (31 de maio)
2013 – Visita ao Brasil do Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, John Kerry (13 de agosto)
2013 – Visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao Brasil (31 de maio). Agenda com foco em assuntos econômicos e de energia
2013 – Visita do ministro Antonio Patriota a Washington (20 de maio)
2012 – Realização da IV reunião do Diálogo de Parceria Global, a última sob coordenação, do lado norte-americano, da Secretária de Estado Hillary Clinton (outubro). Anúncio da conclusão do Plano de Ação da Parceria em Aviação
2012 – Visita da secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, ao Brasil (julho). Aprofundamento do diálogo bilateral sobre vistos e migração
2012 – Visita ao Brasil da Secretária de Estado dos Estados Unidos da América, Hillary Clinton (16 e 17 de abril). Realização da III Reunião do Diálogo de Parceria Global, em Brasília, que teve por objetivo o estabelecimento dos "próximos passos" para a relação bilateral [Coletiva de imprensa]
2012 – Visita oficial da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos (9 e 10 abril)
2011 – Realização da II Reunião do Diálogo de Parceria Global, em Washington
2011 – Visita do presidente Barack Obama ao Brasil (março). Assinatura de 10 Acordos Bilaterais
2011 – Visita do Ministro Antonio de Aguiar Patriota aos Estados Unidos (23 e 24 de fevereiro). Diálogo sobre temas da agenda bilateral e global
2011 – Visita do secretário do Tesouro, Timothy Geithner, ao Brasil (fevereiro). Diálogo sobre a situação econômica internacional
2010 – Visita da secretária de Estado, Hillary Clinton, ao Brasil (março). Lançamento do Diálogo de Parceria Global
2009 – Visita do secretário-geral das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, a Washington (junho)
2008 – 1ª reunião do novo “Brazil Caucus”, agrupamento informal que reúne parlamentares com interesse pelo Brasil e pelas relações bilaterais (setembro)
2008 – Visita da então ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a Washington (abril)
2008 – Visita do ministro da Defesa Nelson Jobim a Washington (março). Promoção da reaproximação entre os dois países na área militar
2008 – Visita da secretária de Estado Condoleezza Rice a Brasília e Salvador. Assinatura do Plano de Ação para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica (março)
2007 – Resolução da Câmara dos Representantes reconhece a “calorosa amizade” e a crescente “relação estratégica” entre Estados Unidos e Brasil (setembro)
2007 – Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Camp David
2007 – Visita do presidente George W. Bush a São Paulo (março) e assinatura de Memorando de Entendimento sobre Biocombustíveis
2006 – Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos
2005 – Visita do presidente George W. Bush ao Brasil
1997 – Visita do presidente William J. Clinton ao Brasil
1995 – Visita do presidente Fernando Henrique Cardoso aos Estados Unidos
1990 – Visita do presidente George H. W. Bush ao Brasil
1986 – Visita do presidente José Sarney aos Estados Unidos
1982 – Visita do presidente Ronald Reagan ao Brasil
1978 – Visita do presidente Jimmy Carter ao Brasil
1960 – Visita do presidente Dwight D. Eisenhower ao Brasil
1949 – Visita do presidente Eurico Gaspar Dutra aos Estados Unidos
1947 – Visita do presidente Harry Truman ao Brasil
1936 – Visita do presidente Franklin Delano Roosevelt ao Brasil
1905 – Elevação do status de ambas as Legações a Embaixadas. Joaquim Nabuco é o primeiro embaixador do Brasil em Washington e David E. Thompson é o primeiro embaixador dos Estados Unidos no Rio de Janeiro
1876 – Visita do Imperador Dom Pedro II aos Estados Unidos
1825 – Abertura da Legação dos Estados Unidos no Brasil
1824 – Os Estados Unidos reconhecem a Independência do Brasil. Estabelecimento das relações diplomáticas. Abertura da Legação do Brasil em Washington