"Yapira" (2019), de Hugo França
Yapira (2019), escultura em raiz de pau-ferro de autoria de Hugo França, encontra-se instalada em uma das ilhas do Jardim Aquático na área interna do Palácio Itamaraty, em Brasília, integrada ao paisagismo de Roberto Burle Marx.

No Itamaraty, Yapira dialoga com a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e o paisagismo de Burle Marx. Sua forma orgânica e sólida se integra à fluidez da água e à diversidade do Jardim Aquático (composto majoritariamente por espécies amazônicas), estabelecendo uma conexão temática com outras obras do acervo que exploram a natureza e a forma, como as de Zélia Salgado e Omar Franco.

A peça, com três metros de diâmetro, foi doada ao Ministério das Relações Exteriores em fevereiro de 2025 pelo artista e pela galerista Karla Osório.

O artista
Hugo França (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1954)

Nascido em Porto Alegre, em 1954, Hugo França iniciou sua trajetória artística após se mudar para Trancoso, na Bahia, no início dos anos 80. Sua percepção sobre o desperdício de madeira o levou a desenvolver um trabalho que valoriza o ciclo natural da árvore e busca extrair arte a partir do que é considerado resíduo. A chegada de "Yapira" ao MRE enriquece o acervo com uma peça que carrega uma mensagem de sustentabilidade e reverência à matéria-prima brasileira.
Referências
Ateliê Hugo França. https://www.hugofranca.com.br/ . Acesso em 22 de outubro de 2025.
Ministério das Relações Exteriores. Cerimônia de doação da escultura Yapira. https://x.com/ItamaratyGovBr/status/1894104511217615210 . Acesso em 22 de outubro de 2025.
Quer visitar o Palácio Itamaraty?
O Palácio Itamaraty oferece visitas mediadas gratuitas, de terça a domingo, em vários idiomas. Saiba mais e agende a sua visita.
Quer saber mais sobre o Palácio Itamaraty e seu acervo?
Baixe a publicação "Palácio Itamaraty" (edição bilíngue português-inglês).
Acesse a lista de vídeos sobre o acervo histórico, artístico e de representação do Itamaraty no YouTube.
Acesse a exposição virtual “Elas no Itamaraty: Artistas Mulheres no Acervo do Ministério das Relações Exteriores”.