Omar Franco
Omar Franco nasceu em 13 de maio de 1956, na cidade mineira de Santa Rita de Caldas, e mudou-se para Brasília, com a família, no ano de 1969, aos 12 anos de idade. Desde criança, Franco demonstrava talento para a arte e, para ser artista contrariou, inclusive, seus pais, que aspiravam, para ele, outras carreiras.
Em 1976, Franco prestou vestibular para o curso de Economia na UnB e foi aprovado. Embora tenha concluído o curso, continuou estudando arte e, ainda durante a graduação, trabalhou com artistas como Douglas Marques de Sá, Lygia Freitas, Cathleen Sidki e Charles Mayer. Com a carreira artística já bastante avançada, abandonou a economia e passou a dedicar-se integralmente à arte, tendo, mais tarde, cursado Educação Artística, também na UnB.
Em 1990, Omar frequentou um curso de soldas oferecido pelo SENAC e começou a dedicar-se mais às esculturas, tendo estudado, ainda, metalurgia, processos de corte, dobra, calandra, fundição, entre outros conhecimentos relevantes para suas obras. Em suas esculturas, Franco busca humanizar as chapas metálicas que utiliza. De acordo com o artista: "A leveza de uma escultura de aço é uma ilusão. Mas é uma ilusão que transforma essa dureza num momento poético”. Dessa forma, Omar acredita que a dureza do metal pode ser transformada em leveza e em poesia por meio da arte, que esculpe o metal bruto e o transforma em algo tocante.
Franco tornou-se um artista renomado, com obras em Brasília, em diversos outros lugares do Brasil e em mais de 20 países. Seu estilo varia entre esculturas esmaltadas e oxidadas, como são as obras encontradas no Palácio Itamaraty. Nas obras presentes no Palácio, é possível ver ferrugem, em contraste àquelas encontradas em outros pontos de Brasília, nas quais há o uso de cores. Franco recebeu diversas premiações, como três prêmios OK de Cultura, prêmio Cidadão Pioneiro, Ordem do Mérito Cultural de Brasília e a medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes.
Obras no Itamaraty
Localizadas na área do Jardim Aquático interno (Jardim Amazônico), no térreo do Palácio Itamaraty em Brasília, três esculturas de Franco, de data e título ainda desconhecidos, dão mostra do estilo de seus trabalhos, e dialogam com as cores e os elementos do paisagismo de Burle Marx.
Título Desconhecido
Título Desconhecido

- Chapa de aço, cuja ponta torcida forma três quartos de uma volta. 52,5 x 239 x 90 cm. Foto: Acervo Coordenação Geral de Patrimônio Histórico (CGPH)
Título Desconhecido

- Chapa de aço dobrada ao meio, cuja ponta torcida forma uma volta. 67x110x60cm. Foto: Acervo Coordenação Geral de Patrimônio Histórico (CGPH)
Referências
Arquivo Geral. Esculturas de Omar Franco. Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/promocoes/esculturas-de-omar-franco/ . Acesso em 01.ago.2024
Catálogo das artes. Omar Franco. Disponível em: https://www.catalogodasartes.com.br/artista/Omar%20Franco/ Acesso em 30.jul.2024
MILHOMEM, Vinícius. Poesia vira aço em esculturas de Omar Franco, expostas em JK Espaço Arte. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2022/10/5046866-poesia-vira-aco-em-esculturas-de-omar-franco-expostas-jk-espaco-arte.html#google_vignette . Acesso em 31.jul.2024
Omar Franco Esculturas. Uma história de vida e arte. Disponível em: http://www.omarfranco.com/pagina/historico . Acesso em: 02.ago.2024
