Notícias
CARRETA DIGITAL
Ministério das Comunicações leva cursos de capacitação digital ao Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, em São Luís
Crédito: Divulgação/MCom
O projeto Carreta Digital, do Ministério das Comunicações, chegou nesta terça-feira (25) ao Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, em São Luís (MA). Esta é a segunda escola a ser beneficiada com a iniciativa no estado, que capacitará, até o final do ano, mais de três mil estudantes maranhenses de baixa renda com a oferta de cursos profissionalizantes.
"Esta iniciativa é um exemplo do nosso compromisso em levar oportunidades para os jovens brasileiros, especialmente os de baixa renda. Com isso, estamos capacitando milhares de estudantes maranhenses em áreas estratégicas da tecnologia, preparando-os para o mercado de trabalho e impulsionando o desenvolvimento digital no estado", destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A unidade faz parte da rede estadual de ensino, na modalidade de tempo integral, e receberá capacitação profissional durante três semanas, beneficiando mais de 350 alunos de 12 turmas com os cursos de Robótica e de Montagem e Configuração de Computadores de Alto Desempenho (PC Gamer).
“Estamos muito felizes com a oportunidade dada pelo Ministério das Comunicações aos nossos alunos de vivenciarem os cursos de tecnologia. A Carreta vai promover a inclusão e oferecer acesso ao ambiente digital, acrescentando saberes essenciais à formação para a construção do futuro, auxiliando na escolha de uma profissão e no ingresso no mercado de trabalho. Agradecemos por mais essa ação, que proporcionará uma imersão no mundo digital às escolas públicas do Maranhão e do Brasil”, declarou a diretora-geral, Regina Pereira.
O ambiente da sala de aula itinerante chamou a atenção dos estudantes. Thiago Teixeira, aluno do 2º ano, que pretende concorrer a uma vaga no curso de Ciências da Computação, não via a hora de aprender mais sobre o mundo digital. “Estou empolgado para participar das aulas, principalmente para manusear um computador gamer de alta tecnologia. Esse curso vai me incentivar ainda mais a seguir a carreira de programador”.
Para Maria Eduarda Santos, estudante do 1º ano, os alunos estão ansiosos para conhecer como serão as aulas. “Estou curiosa para aprender e saber mais sobre os conteúdos do curso”. A mãe dela, Nagila Santos, elogiou o projeto e disse estar feliz por a escola ter sido escolhida pelo MCom para receber a carreta. “Vim acompanhar e fiquei feliz em saber que a escola da minha filha vai participar desse projeto. Parabéns ao governo federal pela oportunidade que está dando aos nossos filhos”.
ESCOLAS PÚBLICAS
No Maranhão, a Carreta Digital está percorrendo várias escolas da rede pública na capital e, no segundo semestre, atenderá estudantes de municípios do interior do estado. O lançamento da iniciativa ocorreu em fevereiro, no Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, em São Luís.
O projeto é executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP). O coordenador da entidade no estado, Cláuberson Carvalho, destacou que o objetivo é “levar aprendizado prático sobre temas ligados à tecnologia, com professores capacitados para a dinâmica do ambiente digital, inserindo os jovens na educação tecnológica para uso em atividades essenciais do dia a dia e para sua vida profissional. Esse conhecimento será transformador para muitas famílias e já é uma das mais importantes iniciativas de inclusão digital do país”.
SOBRE A CARRETA DIGITAL
Nesta primeira etapa, a Carreta Digital está qualificando 15 mil alunos de baixa renda nos estados do Maranhão, Rio Grande do Sul, Roraima, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Ao final das aulas, todos os participantes recebem um certificado, que pode ser o pontapé inicial para uma carreira na área de tecnologia.