Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações leva carreta digital para a primeira edição do “Governo do Brasil na Rua”
Crédito: Peter Neylon/MCom
O Ministério das Comunicações participa, neste sábado (13), da primeira edição do Governo do Brasil na Rua com ações de inclusão digital voltadas à população do Sol Nascente, no Distrito Federal. A Pasta levará ao evento a Carreta Digital, espaço interativo onde o público poderá conhecer, na prática, tecnologias como impressão 3D e PC Gamer, evidenciando como a transformação digital pode impulsionar a educação, estimular a inovação e ampliar oportunidades profissionais.
Além das atividades abertas à comunidade, o Ministério das Comunicações promoverá, em um segundo momento a formação digital de 60 mulheres do Sol Nascente. A iniciativa busca ampliar o acesso ao conhecimento tecnológico e fortalecer a autonomia econômica das participantes, contribuindo para a redução das desigualdades sociais por meio da capacitação.
Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a presença do MCom no Governo do Brasil na Rua reafirma o compromisso do governo com políticas públicas que aproximam tecnologia e cidadania.
“Nosso compromisso é fazer com que a transformação digital chegue a todos, especialmente a quem mais precisa. A Carreta Digital e as capacitações mostram que o governo está perto das pessoas, oferecendo ferramentas reais para gerar renda, ampliar oportunidades e construir um futuro mais inclusivo”, afirmou. “Levar conhecimento e tecnologia ao Sol Nascente é mais um passo para garantir que a inclusão digital seja uma política pública presente no dia a dia das comunidades brasileiras”, completou o ministro.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, destacou a importância da parceria com o Ministério das Comunicações e agradeceu a presença da Carreta da Inclusão Digital no evento.
“Quero agradecer ao ministro Frederico pela disposição e por trazer hoje a Carreta da Inclusão Digital. Lá dentro tem uma série de oportunidades, cursos e formações. Hoje, todo mundo sabe que o mundo é digital: design, audiovisual, produção de vídeo. A juventude está indo para esse caminho. Foi por isso que o presidente Lula pediu ao Fred que colocasse esse projeto de pé, e ele fez, garantindo que essa oportunidade chegue ao nosso povo. Que não fique restrita a quem pode pagar dois mil reais por mês em um curso, mas que alcance o jovem da periferia, o jovem filho de trabalhador. Muito obrigado, Fred, por trazer a carreta aqui hoje”, afirmou.
O Governo do Brasil na Rua reunirá uma ampla oferta de serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e apoio às famílias. O público terá acesso a atendimentos como aferição de pressão arterial, avaliação física, orientações sobre alimentação saudável, oficinas educativas com uso de realidade virtual, vacinação, ações de saúde bucal e cuidados com animais de estimação, incluindo cadastro no SinPatinhas e aplicação de vacina antirrábica. Também estarão disponíveis serviços do INSS, apoio ao uso do Gov.br, atendimento previdenciário e iniciativas voltadas à proteção social e aos direitos das mulheres.
A programação inclui ainda ações de geração de renda, empreendedorismo, educação, juventude e cultura. Haverá orientação para formalização de negócios, acesso a crédito, oficinas profissionalizantes, apoio à elaboração de currículo e informações sobre programas educacionais e vagas gratuitas de qualificação. O evento contará também com atividades culturais, oficinas criativas, ações voltadas à juventude e apresentações artísticas, reforçando o caráter integrado e comunitário da iniciativa.
Ação interministerial
O Governo do Brasil na Rua é uma ação interministerial coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), que reúne diversos órgãos federais e parceiros para levar serviços, atendimentos e orientações gratuitas diretamente à população. Integram a iniciativa o Ministério da Educação (MEC); o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); o Ministério das Mulheres (MM); o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP); o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); o Ministério da Previdência Social (MPS); a Secretaria de Comunicação Social.