Notícias
FOMENTO À CIÊNCIA
Ministério das Comunicações apoia e incentiva parceria estratégica que leva conectividade à Antártica
Crédito: César Tadeu/MCom
O Ministério das Comunicações assinou, na noite desta quarta-feira (26), um Memorando de Entendimento (MoU) que vai impulsionar, ainda mais, a produção científica brasileira na Antártica. O documento, formalizado entre a TIM e a União, dá sustentação legal para a operadora de telefonia levar a tecnologia 5G ao continente, expandindo sua presença tecnológica na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
Também assinaram o memorando a Marinha do Brasil e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“A assinatura deste memorando entre a TIM e a União expressa um objetivo comum a todos nós, que é fortalecer a pesquisa científica e garantir a conectividade para quem vive e trabalha na base do Programa Antártico Brasileiro. Ela marca o encontro das telecomunicações com a ciência para ampliar a presença do Brasil na Antártica e melhorar a vida de quem passa meses longe de casa para servir ao país”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Presente na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) desde 2002 com 4G, a operadora anunciou também o patrocínio de uma série documental sobre a rotina de cientistas brasileiros no local.
“Esta é uma parceria que só pode acontecer porque o governo do presidente Lula trata a conectividade como parte de sua estratégia de desenvolvimento e de soberania, dentro e fora do território continental. Ao Ministério das Comunicações cabe garantir que essa estratégia se traduza em redes que funcionem bem, em marcos regulatórios estáveis e em parcerias que façam sentido para o interesse público”, complementou Frederico.
As novidades foram anunciadas em uma cerimônia oficial, realizada em Brasília, na Embaixada da Itália. Também estiveram presentes a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro da Defesa, José Múcio; o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli; e o embaixador da Itália, Alessandro Cortese.
A nova rede da TIM amplia a capacidade de produção científica e oferece melhores condições para que pesquisadores nacionais e internacionais avancem em estudos essenciais para o país e para o planeta. O projeto é realizado em parceria com a Marinha do Brasil e o Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
O ministro das Comunicações afirmou ainda que trabalhar pela conectividade da base brasileira “é a extensão de um esforço do governo do presidente Lula que começa nas escolas, nas comunidades tradicionais, nas pequenas cidades e nas regiões remotas do nosso país”.
Ele citou também os programas do Ministério das Comunicações que levam conectividade a todas as regiões do Brasil, como o Escolas Conectadas, que vai levar internet de alta velocidade às 138 mil escolas públicas de educação básica do país, e o Norte Conectado, que está proporcionando conectividade a cerca de 10 milhões de moradores da região Norte por meio de cabos de fibra óptica, na sua maioria, depositados nos rios amazônicos. O projeto vai beneficiar 70 municípios.
“Esses exemplos ajudam a entender por que o Ministério das Comunicações considera estratégica a conectividade na Antártica. Em todos esses casos, o nosso objetivo é reduzir as distâncias que separam as pessoas do conhecimento, dos serviços públicos e umas das outras”, complementou Frederico.
O ministro também falou sobre a expansão do 5G no Brasil, que já chega a quase 70% da população, superando com antecedência a meta definida para 2027. “Quando pensamos em levar esse padrão de conectividade para a Antártica, estamos dizendo que o mesmo patamar tecnológico disponível nas grandes capitais brasileiras pode servir à pesquisa científica em uma das regiões mais extremas do planeta. Parabenizo a TIM por mais esta importante iniciativa. O Ministério das Comunicações acompanhará de perto cada etapa deste projeto, reafirmando o compromisso do Governo Federal com uma conectividade que fortalece a cidadania, impulsiona a ciência e consolida a soberania do nosso país”, finalizou o ministro.