Notícias
WI-FI BRASIL
Ministério das Comunicações visita UBS conectadas no Mato Grosso
Foto: Peter Neylon/MCom
Com 60 Unidades Básicas de Saúde conectadas só no Mato Grosso pelo Wi-Fi Brasil, o Ministério das Comunicações visitará esta semana algumas dessas UBS para mostrar como o acesso à internet mudou a rotina dos agentes comunitários, médicos e a atenção à saúde indígena.
Aos poucos, as UBS mais remotas deixaram para trás os prontuários médicos manuais para a realidade dos atendimento sistematizados. O impacto está no controle de doenças, imunização, educação em saúde, vigilância epidemiológica e acesso a serviços de saúde de populações remotas.
“Conectar UBS é uma de nossas metas dentro do Plano Nacional de Inclusão Digital. O acesso rápido à internet vai aprimorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de possibilitar uma ferramenta poderosa aos profissionais de saúde no cuidado com histórico e vida do paciente”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Para solucionar problemas de conectividade nas UBS do Brasil, o Ministério das Comunicações utiliza satélites geoestacionários (como o SGDC, da Telebras) e expansão das redes terrestres. A Pasta possui iniciativas de apoio à ampliação do acesso à saúde principalmente em áreas indígenas, rurais e remotas.
Entre as UBS visitas estão: o Polo Base de Sangradouro - em General Carneiro; Posto de Saúde Indígena Aldeia Piebaga - em Santo Antônio do Lerverger; Casa de Saúde Indígena de Rondonópolis - em Rondonópolis; UBS Namunkura;UBS Nossa Senhora de Fátima; UBS Nossa Senhora de Guadalupe, Polo Base São Marcos - todas na Barra das Garças e a UBS Aldeia Piaraçu – em São José do Xingu.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628