Notícias
ECONOMIA
Dois dos 25 cargos que mais crescem no Brasil são do setor de telecomunicações, aponta LinkedIn
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O setor de telecomunicações segue em expansão no Brasil e se destaca como um dos principais vetores de geração de empregos qualificados no país. De acordo com levantamento do LinkedIn, duas das 25 ocupações que mais crescem nacionalmente pertencem à área, reflexo do fortalecimento das políticas públicas e dos investimentos em conectividade nos últimos anos.
O avanço da área tem sido impulsionado por iniciativas coordenadas pelo Ministério das Comunicações, por meio de fundos como o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). Esses mecanismos têm contribuído para a ampliação de redes de alta capacidade, a expansão do 5G, o desenvolvimento de novos modelos de negócios digitais e a implementação de políticas públicas voltadas à conectividade.
“As telecomunicações são um setor fundamental da economia brasileira, que leva não apenas conectividade, tecnologia e serviços digitais, mas também emprego e desenvolvimento econômico e social para o Brasil. Nossa missão é promover o crescimento desse setor e, consequentemente, gerar mais oportunidades de trabalho no país”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Segundo a lista anual “Empregos em alta”, do LinkedIn, consultor de assuntos regulatórios e gerente de relações corporativas são os cargos do setor que mais apresentam crescimento positivo, considerando tanto as oportunidades de emprego quanto o número de usuários que se identificam com essas ocupações na plataforma.
A pesquisa analisa os últimos três anos, com base na avaliação de milhões de cargos ocupados por usuários entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de julho de 2025, considerando critérios como taxa de crescimento das funções, localidades de contratação e evolução do número de vagas até 2025.
O crescimento das funções ligadas às telecomunicações reflete um ambiente de maior complexidade regulatória, expansão de investimentos em infraestrutura e intensificação do diálogo entre empresas, governo e sociedade. Além do impacto econômico, a expansão do setor contribui para a redução das desigualdades regionalmente e para a ampliação do acesso a serviços essenciais, como educação, saúde e serviços públicos digitais.
O destaque de cargos do setor de telecomunicações entre os que mais crescem no Brasil evidencia o papel estratégico da área para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos qualificados e a transformação digital do país.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628