Notícias
INCLUSÃO
Contrato do Ministério das Comunicações com a Telebras viabiliza implementação da Infovia do Maranhão a partir deste mês de janeiro
Foto: Shizuo Alves/MCom
Com a assinatura do contrato entre o Ministério das Comunicações e a Telebras, no final de dezembro, a implementação da Infovia do Maranhão deve começar neste mês de janeiro. A iniciativa visa cobrir 20 municípios do estado cujas localidades ainda não são atendidas com infraestrutura de fibras ópticas moderna e com ampla capacidade de tráfego.
“Com esse projeto, nós iremos viabilizar para a população o acesso à informação e a tantos outros recursos que só são possíveis graças à internet, que beneficiarão o turismo, o comércio, a educação, a saúde, entre outros, promovendo a inclusão digital e social”, destaca o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A Telebras ficará responsável não apenas por lançar os cabos, mas também pela operação assistida e pelo suporte técnico continuado. O contrato tem vigência até o final de 2029, período em que a rede deve estar totalmente ativada e entrar em operação assistida.
“A contratação da Telebras para implantar a Infovia do Maranhão é estratégica porque garante a integração de 20 cidades maranhenses ao backbone nacional de fibra óptica, ampliando a conectividade digital, fortalecendo a infraestrutura de telecomunicações e assegurando suporte técnico, garantindo ainda segurança e soberania digital”, afirma o diretor técnico-operacional da Telebras, André Fonseca.
Segundo dados da Anatel, o estado do Maranhão apresenta infraestrutura de fibra óptica interurbana em 179 dos seus 217 municípios (82,5%). Apesar disso, essa cobertura se mostra precária, com redes de limitada capacidade e baixa velocidade, fornecidas por microprovedores em 64% desses municípios, devido ao alto custo de atendimento à demanda local, limitado pelo próprio investimento necessário.
Projeto
A Infovia Maranhão foi anunciada em junho de 2024 e teve sua primeira fase implementada em setembro do mesmo ano, quando ocorreu o lançamento do cabo submarino entre São Luís e Alcântara, priorizado para atender o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
O objetivo do projeto é promover a integração e conexão dos programas Norte e Nordeste Conectado, aproveitando a posição estratégica em que se encontra o estado do Maranhão, permitindo a expansão das telecomunicações para apoio à educação, pesquisa, saúde, defesa, Judiciário, entre outras áreas. A rede vai interligar 52 cidades, com mais de 5,5 mil quilômetros de cabos de fibras ópticas, beneficiando cinco milhões de pessoas.