Notícias
BRASIL ANTENADO
Autônoma celebra antena parabólica recebida por programa do Ministério das Comunicações: ‘A gente vivia no passado’
O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita por diversas famílias / Crédito: Divulgação/EAF
A autônoma Raimunda Lima de Sousa, de 51 anos, sentiu que avançou no tempo com a chegada de sua nova antena parabólica digital, instalada pelo programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações.
“A gente vivia no passado, agora estamos modernizados”, descreve, ao comentar a sensação de ligar a TV com sinal limpo, sem interferências e com som de qualidade. Ela mora em Nova Esperança do Piriá, uma das 15 cidades beneficiadas pelo programa no Pará.
O programa, uma iniciativa também da Anatel, é executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) para ampliar o alcance da televisão aberta e gratuita no país, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente.
Raimunda conta que ficou surpresa com a facilidade do agendamento e com a rapidez da instalação. “O agendamento foi fácil. Me pediram para eu aguardar uns dez dias pela instalação, mas, para minha surpresa, foram só três dias”, disse. Ela afirma que agora tem muitas opções de programação. “Na TV, tem todos os canais que as pessoas gostam”.
O Brasil Antenado também trouxe outra novidade para a vida da autônoma. Pela primeira vez, ela assistiu a um filme em uma tela de cinema durante a exibição de “O Auto da Compadecida 2”, por meio do projeto de cinema itinerante. “Eu nunca fui para um cinema. Por isso minha curiosidade de estar aqui hoje e descobrir o que é o cinema”, disse ela, antes da sessão em sua cidade.
O cinema itinerante transforma praças e espaços públicos em grandes salas de cinema a céu aberto, combinando lazer e informação. O projeto tem como objetivo entreter as famílias e comunicar, de forma lúdica e interativa, como os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) podem receber, gratuitamente, o kit com a nova antena.

- A autônoma Raimunda Lima de Sousa / FOTO: Divulgação/EAF
Presente de Natal
Para quem mora nos lugares mais distantes, sem condições de obter a antena por conta própria, o Brasil Antenado chegou como um verdadeiro presente de Natal.
“Muita gente que não tinha condições de ter, hoje está usando. Foi um projeto muito abençoado, pois nem todo mundo podia comprar (a antena). Agora muita coisa mudou, porque, com essa antena, você assiste a canais que você não assistia. Gostei, amei. A imagem é linda, é boa, é limpa”, descreveu o aposentado José Araújo Silva, de 71 anos, morador de Cachoeira do Piriá, outro município paraense contemplado no programa.
Sete cidades do Pará, com cerca de 39 mil famílias aptas a receber o kit da antena parabólica digital, estão com agendamentos abertos até 13 de março de 2026.
As famílias inscritas no CadÚnico podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital. É necessário ter um aparelho de televisão, que pode ser até dos modelos mais antigos.

- Aposentado José Araújo Silva / FOTO: Divulgação/EAF
Os sete municípios contemplados no Pará que ainda podem solicitar a antena são:
Anapu
Cachoeira do Piriá
Chaves
Gurupá
Nova Esperança do Piriá
Santa Cruz do Arari
Senador José Porfírio
Brasil Antenado
O programa foi viabilizado a partir da Portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita por diversas famílias.
Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, de forma faseada até junho de 2026.
Fase A (14/07–13/12/25): 77 municípios em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) — mais de 220 mil famílias aptas — concluída
Fase B (13/10/25–13/03/26): 138 municípios em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) — mais de 229 mil famílias aptas
Fase C (12/01/26–13/06/26): 108 cidades em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS) — mais de 222 mil famílias aptas
A lista completa das cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br.
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3,5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
Mais informações: brasilantenado.org.br
(Com informações da Assessoria de Imprensa da EAF)
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628