Notícias
BRASIL ANTENADO
‘Hoje sabemos o que acontece no mundo’, diz beneficiada por programa que distribui antenas parabólicas
Técnico da EAF (à esq.) instala a antena na casa da dona Geana (à dir) / Crédito: Divulgação/EAF
Em meio à paisagem tranquila da zona rural de Redenção do Gurguéia, no sul do Piauí, a vida de Geana Fonseca Duarte e do marido dela, Fortunato Alves Pereira, sempre foi marcada pelo trabalho constante e pela simplicidade do dia a dia. A rotina no campo ocupa grande parte do tempo do casal que, por muitos anos, conviveu com a dificuldade de assistir à TV nas horas livres – realidade que foi transformada, recentemente, pelo programa Brasil Antenado.
A chegada da antena parabólica digital representou uma mudança imediata na rotina da família. Logo após a instalação, a qualidade do sinal chamou a atenção: “Hoje conseguimos saber o que está acontecendo no mundo, as informações chegam até a gente”, disse Geana.
O programa Brasil Antenado é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel, executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), para ampliar o alcance da televisão aberta e gratuita no país, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente.
Para Fortunato, a televisão voltou a ocupar um espaço importante nos momentos de descanso. Depois de um dia inteiro de trabalho na roça, ele passou a retomar hábitos simples que haviam sido deixados de lado ao longo do tempo.
“Gosto de canais que tocam músicas sertanejas e, aos domingos, sempre acompanho os esportes e um jornal com notícias nacionais. O Brasil Antenado está levando a antena até onde o povo mais precisava”, pontuou.
Com a renda limitada, qualquer gasto extra precisava ser cuidadosamente avaliado e, muitas vezes, adiado. Investir em equipamentos que melhorassem o sinal da televisão significava comprometer o dinheiro destinado ao sustento da casa. “Eu recebi a antena e gostei muito. A imagem está 100%. Agora, quando sobra uma ‘horinha’ no meio do trabalho, sento um pouco para assistir à uma novela”, contou Geana.
Geana também disse que, mesmo quando não está sentada em frente à televisão, mantém o aparelho ligado como uma presença constante no cotidiano da casa. Enquanto realiza as tarefas domésticas, a programação acompanha o ritmo da rotina e garante o acesso à informação.
Famílias aptas
A família de Geana Fonseca Duarte vive em uma das 88 cidades do Piauí que participam do programa. Neste momento 79 mil famílias em 63 municípios piauienses estão aptas a solicitarem o benefício até 13 de março de 2026.
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital. É preciso ter um aparelho de televisão que pode, inclusive, ser dos modelos mais antigos.
Os municípios contemplados atualmente no Piauí são:
- Alagoinha do Piauí
- Alegrete do Piauí
- Antônio Almeida
- Aroazes
- Arraial
- Assunção do Piauí
- Barra D'Alcântara
- Belém do Piauí
- Buriti dos Montes
- Caldeirão Grande do Piauí
- Campinas do Piauí
- Campo Alegre do Fidalgo
- Canavieira
- Caraúbas do Piauí
- Caxingó
- Colônia do Piauí
- Conceição do Canindé
- Domingos Mourão
- Eliseu Martins
- Floresta do Piauí
- Francisco Ayres
- Francisco Macedo
- Itaueira
- Jacobina do Piauí
- Jerumenha
- Juazeiro do Piauí
- Landri Sales
- Marcos Parente
- Massapê do Piauí
- Milton Brandão
- Nazaré do Piauí
- Nossa Senhora dos Remédios
- Nova Santa Rita
- Novo Oriente do Piauí
- Novo Santo Antônio
- Padre Marcos
- Paes Landim
- Pajeú do Piauí
- Palmeirais
- Patos do Piauí
- Pavussu
- Pedro Laurentino
- Pimenteiras
- Porto Alegre do Piauí
- Prata do Piauí
- Ribeira do Piauí
- Rio Grande do Piauí
- Santa Cruz do Piauí
- Santa Cruz dos Milagres
- Santo Inácio do Piauí
- São Félix do Piauí
- São Francisco de Assis do Piauí
- São Francisco do Piauí
- São João da Fronteira
- São João da Serra
- São João do Arraial
- São José do Peixe
- São Julião
- São Miguel da Baixa Grande
- São Miguel do Fidalgo
- Sebastião Leal
- Socorro do Piauí
- Vila Nova do Piauí
Brasil Antenado
O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, de forma faseada e até junho de 2026.
- Fase A (14/07–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas. – CONCLUÍDA
- Fase B (13/10/2025 - 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) - mais de 229 mil famílias aptas.
- Fase C (12/01/2026 - 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.
A lista completa de cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
Mais informações: www.brasilantenado.org.br
(Com informações da Assessoria de Imprensa da EAF)
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628