Notícias
Dia do Servidor Público
Servidores que conectam o Brasil: dedicação e compromisso no Ministério das Comunicações
No dia 28 de outubro é celebrado o Dia do Servidor Público, data que reconhece a relevância e o compromisso dos profissionais que atuam em prol da administração pública no Brasil. No Ministério das Comunicações (MCom), mais de 450 servidores trabalham diariamente para ampliar o acesso à radiodifusão, promover a inclusão digital e fortalecer a infraestrutura de comunicação e conectividade em todo o país.
A data é uma oportunidade para valorizar o papel essencial desses profissionais na promoção da cidadania e no fortalecimento da democracia, ao garantir o acesso da população a serviços públicos de qualidade.
“Ser servidor público é mais que um cargo, é uma nobre missão de zelar pelo bem comum. No Ministério das Comunicações, somos a voz da radiodifusão e a ponte da conectividade, garantindo que a informação e a inclusão cheguem a cada canto do Brasil”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Entre as histórias que se confundem com a trajetória do MCom está a do servidor Ezequiel Teixeira, que há 41 anos dedica-se ao serviço público. Atuando como agente administrativo na Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), ele destaca o comprometimento e a capacidade de inovação do setor, especialmente na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
“A área de Recursos Humanos do Ministério das Comunicações sempre foi referência na Esplanada por estar na vanguarda da melhoria de processos e procedimentos, a exemplo de ter sido uma das áreas-piloto do órgão quando da implantação do SEI”, ressalta Ezequiel.
Com dedicação e compromisso, os servidores do MCom seguem desempenhando papel fundamental na construção de um Brasil mais conectado, digital e inclusivo. Neste mês de outubro, 37 novos servidores públicos tomaram posse por meio do Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado no ano passado.
Entre eles está Cláudio Ferreira, de 61 anos, que prova que a idade não é um impeditivo para começar uma nova trajetória profissional. Após mais de três décadas de experiência no setor privado de telecomunicações, Cláudio decidiu ingressar no serviço público, unindo conhecimento técnico e vontade de contribuir com o país.
“Muita gente ficou surpresa por eu ter passado logo de primeira no concurso e pelo fato de eu ter 60 anos e voltar a trabalhar, começar uma carreira nova. Muita gente questionou até se eu poderia tomar posse, pois antigamente havia limitação de idade para concursos públicos”, lembra. “Para mim, é um recomeço”, completa.
Os 30 anos de experiência de Cláudio em telecomunicações agora contribuem diretamente para a missão do MCom de levar conectividade, radiodifusão e comunicação de qualidade a todos os brasileiros.
Outra nova servidora é Fabíola Magalhães, paulistana, formada em Geografia e com longa trajetória na docência básica. Hoje, ela atua como analista de infraestrutura na Coordenação de Fiscalização e Monitoramento de Serviços de Radiodifusão.
“Há cerca de 30 dias entrei em exercício e fui muito bem recebida por toda a equipe. Todos os servidores com os quais tive contato foram muito atenciosos com as minhas dúvidas, e percebo o quanto eles têm promovido um ambiente acolhedor e agradável para o desempenho positivo das funções”, afirma Fabíola.
O Ministério das Comunicações reafirma seu compromisso com o fortalecimento do serviço público e a valorização de seus servidores, que, com competência e dedicação, transformam políticas públicas em oportunidades reais para milhões de brasileiros.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628