Notícias
APOIO
Telebras, vinculada ao Ministério das Comunicações, colabora em projeto de fiscalização e recadastramento de pescadores artesanais
Foto: Divulgação/Telebras
Fornecendo infraestrutura tecnológica robusta e conectividade de alta qualidade, a Telebras, vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), tem desempenhado um papel estratégico na implementação do Programa Trabalho Saudável e Seguro na Pesca Artesanal, iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que visa capacitar 250 agentes para atuar na fiscalização e no recadastramento de pescadores artesanais do Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará e Piauí.
O trabalho da Telebras — que leva internet de qualidade até mesmo às regiões mais remotas — garante que os processos de cadastro e atualização de dados sejam realizados de forma ágil. Essa contribuição é essencial para assegurar que benefícios, como o seguro-defeso, cheguem aos pescadores que realmente dependem da atividade para sobreviver, além de promover práticas sustentáveis e respeitar as tradições culturais das comunidades pesqueiras.
Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a participação da Telebras no programa reafirma o papel da estatal como empresa pública comprometida com a promoção das políticas de inclusão digital do Governo Federal e com o atendimento das demandas de conectividade da administração pública.
“Ela chega aonde muitas empresas privadas não chegam, por acharem que não há viabilidade econômica. Por isso, seu papel é tão importante: levar conectividade e serviços que ajudam na sobrevivência das comunidades, como é o caso desse recadastramento dos pescadores”, destacou o ministro.
O diretor comercial da Telebras, Levi Figueiredo, reforça essa visão:
“Nosso papel vai muito além de entregar conectividade. Com a infraestrutura da Telebras, estamos viabilizando a execução de políticas públicas em regiões desafiadoras, garantindo processos seguros e eficientes”, afirmou.
Segundo a Telebras, a parceria com a Receita Federal e outros órgãos federais reforça a integração tecnológica necessária para que o programa alcance seus objetivos sociais e ambientais.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628