Notícias
MUDANÇA
Telebras lança nova marca para inaugurar fase de crescimento e modernização
Foto: Peter Neylon/MCom
A Telebras apresentou sua nova logomarca em solenidade realizada nesta quarta-feira (26). A mudança inaugura uma nova fase da estatal, no ano em que ganhou autonomia para planejar e investir com mais eficiência, graças à assinatura do contrato de gestão com o Governo Federal.
O evento contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. “Com essa nova identidade visual, a Telebras expressa o lugar que ocupa hoje na política de inclusão digital, na proteção das comunicações estratégicas da União e na infraestrutura que sustenta os serviços digitais do governo brasileiro”, ressaltou.
A nova identidade é formada pela imagem do mapa do Brasil em forma de pontos interligados, que representam a presença nacional da empresa e a conectividade promovida pela estatal.
O presidente da Telebras, André Magalhães, elencou as mudanças pelas quais a estatal está passando, frisando a ampliação dos investimentos em tecnologia e a modernização da infraestrutura para fortalecer seu papel como integradora nacional de soluções.
“Não estamos apenas mudando a marca, mas sim modernizando e vislumbrando um futuro sem abandonar a nossa essência. Vivemos uma efetiva transformação. Estamos focados em consolidar nossa sustentabilidade econômico-financeira, ampliando nosso portfólio e efetivando novos contratos com alguns públicos”, disse Magalhães.
Ainda durante a solenidade, houve a obliteração de um selo institucional com a nova marca da Telebras.
Novo momento
A Telebras vive um dos momentos mais sólidos de sua história recente. Após anos marcados por restrições orçamentárias e entraves administrativos, a empresa conseguiu reverter um quadro desafiador — em que, apesar de ter recursos em caixa, enfrentava limitações para honrar compromissos com fornecedores e lidar com altos volumes de restos a pagar.
Esse cenário começou a mudar a partir da assinatura do contrato de gestão com o Governo Federal, que destravou a capacidade de investimento da companhia e lhe garantiu maior autonomia administrativa e financeira. O instrumento permitiu à Telebras planejar e executar políticas de expansão com mais agilidade, consolidando um novo modelo de governança voltado para resultados e sustentabilidade econômica.
Os efeitos dessa transformação já aparecem nos números. No balanço dos nove primeiros meses de 2025, a Telebras registrou crescimento consistente de receitas e fortalecimento de caixa, reforçando sua saúde financeira e a capacidade de investir em infraestrutura, inovação e ampliação de serviços.
“A Telebras também tem consolidado outro papel fundamental da empresa, como provedora de serviços críticos para órgãos da administração pública. Só no último ano, ela promoveu parcerias significativas, como com o DNIT, a EBC, o INSS, o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho e o Datasus”, destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
Na área social, a empresa ampliou parcerias como o contrato com o Datasus, que impulsiona a digitalização da rede pública de saúde, permitindo o tráfego seguro de informações entre hospitais e unidades administrativas.
O ministro frisou, ainda, a parceria com a Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (EACE), na qual a Telebras atua na expansão do programa Aprender Conectado, que leva internet banda larga a milhares de escolas públicas em todas as regiões do país, conectando estudantes e professores a novas oportunidades de aprendizagem digital.
Segundo a Telebras, todos esses passos marcam uma conquista histórica: a consolidação de uma estatal financeiramente sólida, tecnicamente moderna e preparada para competir e inovar no mercado de telecomunicações públicas.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628