Notícias
ESCOLAS CONECTADAS
Programa Escolas Conectadas vence desafios para levar internet a regiões remotas da Amazônia
Foto: Layo Stambassy/MCom
Levar internet às escolas públicas de todos os cantos do Brasil tem exigido um alto nível de planejamento e muito esforço de todos os envolvidos na Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (ENEC). Isso porque cada região precisa de uma solução específica para que o sinal chegue, de fato, àquele local. Neste caso, as conexões são realizadas via satélite, por meio da Telebras.
Em São Gabriel da Cachoeira (AM), município localizado a mais de 850 quilômetros de Manaus, a missão trouxe desafios extras às equipes do programa. Nos últimos dias, cerca de dez profissionais enfrentaram mau tempo e maré alta durante a viagem de barco realizada para levar infraestrutura a uma escola na Ilha das Flores.
Depois da viagem pelo rio, os engenheiros e técnicos precisaram fazer uma longa caminhada até o acesso ao alto de um morro, onde fica a Escola Municipal Indígena Ai Watura (EMIAW). No local, eles foram recebidos pelo olhar curioso das crianças indígenas que aguardavam o início dos trabalhos.
“Conectar escolas ribeirinhas é difícil por causa da distância, dos obstáculos e por ter que fazer tudo isso de bote”, conta o eletricista Jean Santos, um dos membros da equipe. “Arriscamos muito nossa vida para acessar essa região, são muitas cachoeiras no caminho.”
Atenção
Esse tipo de desafio demanda uma atenção minuciosa do Ministério das Comunicações (MCom) e do Ministério da Educação (MEC), responsáveis pelo programa Escolas Conectadas, que é executado pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE).
Na viagem pela região amazônica, profissionais do MCom acompanharam a equipe técnica da EACE para observar as dificuldades e contribuir com as soluções necessárias para levar internet aos centros de ensino.
A escola Ai Watura é uma das 138 mil unidades em todo o país que serão atendidas pelo programa. A previsão é que as instalações no local sejam concluídas até o início de dezembro.
Para a moradora Mayara Rodrigues, a internet proporcionará uma grande melhoria para toda a comunidade escolar. Ela é mãe da pequena Milena, de 5 anos, uma das estudantes beneficiadas. “Vai ser muito bom porque os alunos do centro da cidade são mais conectados, enquanto nós do interior ficamos mais desligados”, afirma.
Meta
Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, o programa Escolas Conectadas é um dos mais relevantes do governo federal, pois garante a inclusão digital dos estudantes da rede pública. A meta do governo federal é conectar todas as escolas de educação básica até o final de 2026.
O ministro destaca que os desafios vão além da questão logística. “Algumas unidades não têm acesso à energia elétrica e precisamos primeiro preparar todo o território para depois levar a infraestrutura digital”, explica.
Para o gestor, todo esse trabalho é fundamental para promover a justiça social. “O objetivo é um só: terminar essa missão e ver que nenhum estudante brasileiro vai ser excluído do mundo digital.”
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628