Notícias
EM SÃO PAULO
Políticas nacionais de infraestrutura digital do Ministério das Comunicações são destaque durante evento em SP
Foto: Divulgação
O Ministério das Comunicações participou, nesta terça-feira (25), na cidade de São Paulo (SP), da 6ª edição do Teletime TEC Redes & Infra. As Políticas Nacionais de Cabos Submarinos e de Data Centers, duas iniciativas em andamento para promover a transformação digital no país, foram destaque no evento.
Representando o Ministério das Comunicações, o diretor de Investimento e Inovação da Secretaria de Telecomunicações, Marcelo Alves, discursou no painel “Políticas e demandas para infraestrutura de dados e redes críticas”. Segundo ele, a sociedade civil cumpriu sua parte durante as Tomadas de Subsídio abertas para a elaboração das novas políticas do Governo Federal.
“Recebemos mais de 700 respostas em cada uma das Tomadas de Subsídio, de Cabos Submarinos e de Data Centers. Elas abordaram questões ambientais, econômicas e regulatórias e serão essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas que coloquem o ecossistema digital do Brasil em protagonismo mundial”, disse Marcelo Alves.
O diretor de Investimento e Inovação da Secretaria de Telecomunicações do MCom explicou que a função de uma política pública é buscar desenvolver aquilo que o mercado não realiza de forma orgânica.
“É nesse espírito e com os insumos recebidos nas Tomadas de Subsídio que se buscará aprimorar as questões de segurança, a distribuição de investimentos, o desenvolvimento regional e o aproveitamento de vantagens econômicas, como a energia limpa, para orientar a implantação de cabos submarinos e data centers”.
Sobre as políticas
Cabos Submarinos — Com o objetivo de atrair novos investimentos em cabos, aumentar a capacidade e a resiliência da interligação do país com o mundo e transformar o Brasil em um dos protagonistas globais em conectividade digital, a Tomada de Subsídio abriu espaço para que a sociedade civil, o setor privado e especialistas apontassem os temas mais relevantes para a aceleração desse tipo de infraestrutura.
Data Centers — Da mesma forma, a Tomada de Subsídio de Data Centers buscou contribuições, ideias e sugestões para a criação de um marco regulatório moderno e consistente. As diretrizes em discussão abrangem diferentes modelos de operação, desde grandes complexos até estruturas regionais de menor porte, garantindo amplitude e diversidade na formulação da política.
A análise das respostas às Tomadas de Subsídio está sendo concluída em novembro, e a expectativa é que as diretrizes finais sejam publicadas até março de 2026.
O evento
O Teletime TEC Redes & Infra reuniu operadoras de telecomunicações, provedores de redes no atacado, empresas de torres, prestadores de serviços de rede, entrantes do mercado 5G, empresas de redes neutras, provedores de serviços móveis, empresas de tecnologia e representantes do governo.
Os participantes debateram as oportunidades no mercado de InfraCo, TowerCo e ClientCo na oferta de serviços de banda larga fixa. Também estiveram em pauta as transformações tecnológicas e os desafios de ampliação e gestão da infraestrutura
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628