Notícias
EM BELÉM
Na COP 30, Ministério das Comunicações divulga ações de inclusão digital aliadas à preservação ambiental
Infovia preserva 68 milhões de árvores, já que não se trata de uma rede típica de telecomunicações (enterrada ou posteada) / FOTO: Ricardo Stuckert/PR
O Brasil vai mostrar ao mundo, durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que inclusão digital e sustentabilidade podem caminhar lado a lado. A partir da próxima segunda-feira (10), o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participa do evento, em Belém (PA), apresentando os programas e projetos que unem conectividade, inovação e preservação ambiental em todo o país.
“O mundo está com suas atenções voltadas à COP30, e o Ministério das Comunicações tem papel importante nessa discussão. Levamos conectividade e infraestrutura de telecomunicações a todo canto do país de forma responsável e sustentável, garantindo inclusão sem agredir a natureza”, destacou o ministro Frederico.
A agenda começa na segunda-feira (10), às 14h, com a inauguração do pavilhão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Na ocasião, será lançada a conexão via satélite em parceria com a Telebras, que ficará disponível durante toda a COP30 no espaço da ABDI. A iniciativa marca a primeira demonstração pública da nova solução de conectividade em média órbita (MEO), tecnologia desenvolvida em parceria com a empresa luxemburguesa SES.
Além de desempenho superior, o sistema MEO traz vantagens ambientais significativas, utilizando menos satélites e reduzindo emissões, lixo orbital e o consumo de combustível. A proposta reforça o compromisso do Ministério e da Telebras em oferecer conectividade com menor custo ambiental, integrando inclusão digital e responsabilidade climática.
Ainda na segunda, às 15h, o ministro participa da roda de conversa “Inteligência Artificial como estratégia do Sul Global no Monitoramento de Riscos Climáticos”, seguida da mesa-redonda “Liderança e ações rumo a um futuro digital verde”, promovida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).
Na terça-feira (11), Frederico entrega a placa “Apoiador Oficial do Desafio” à Caixa Econômica Federal, reconhecendo a parceria no Desafio Sumaúma Digital – Mutirão Pré-COP30, iniciativa do Ministério que superou a meta de arrecadar 200 toneladas de resíduos eletroeletrônicos em um mês. O balanço final será apresentado durante o evento.
Inspirada na Sumaúma, árvore sagrada da floresta amazônica que simboliza força e equilíbrio, a campanha comparou cada tonelada de resíduo eletrônico descartado corretamente ao “plantio simbólico” de uma nova Sumaúma, reforçando o elo entre tecnologia e preservação ambiental.
Ainda na terça, o ministro entrega computadores a Conselhos Tutelares da Ilha do Marajó, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e apresenta o programa Norte Conectado, que está levando internet de alta velocidade por fibra óptica pelos rios amazônicos a mais de 10 milhões de brasileiros em 59 municípios dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Com 12 mil km de cabos e oito infovias, conhecidas como “estradas digitais”, o programa fortalece a infraestrutura de telecomunicações na Amazônia e impulsiona o desenvolvimento social e econômico da região.
Na mesma data, o ministro também divulga os resultados do Computadores para Inclusão, programa que recondiciona e doa equipamentos de informática, oferece capacitação em tecnologia e reduz a geração de resíduos eletrônicos, transformando inclusão digital em ação ambientalmente responsável.
Às 15h30, ocorre o encerramento da Ação Sumaúma Digital, com a entrega simbólica de 100 computadores para dez entidades de inclusão digital e educação ambiental. Logo depois, o ministro participa de uma reunião bilateral com o ministro de Comércio Exterior e Desenvolvimento da Finlândia, Ville Tavio, para tratar de redes privativas governamentais e cooperação tecnológica em 6G.
Encerrando a terça-feira, às 19h30, Frederico participa do painel “Do 5G ao 6G: inclusão digital, inovação e sustentabilidade no futuro”, promovido pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), responsável pela implantação das infovias amazônicas e pela execução de programas como o Siga Antenado e o Brasil Antenado.
Na quarta-feira (12), o ministro entrega a placa “Apoiador Oficial do Desafio” ao Banco do Brasil, e visita a Casa Maraká, em Belém, ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. O espaço é um centro de comunicação e cultura indígena, voltado à formação de comunicadores e à valorização das vozes originárias, funcionando como ponto de encontro e resistência cultural durante a COP30.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628