Notícias
INTERNACIONAL
Ministério das Comunicações participa de conferência latino-americana sobre conectividade por satélite
Foto: Getty Images
Uma das principais conferências latino-americanas dedicadas à conectividade via satélite, o LATSAT 2025 reuniu, em Bogotá, na Colômbia, autoridades públicas, especialistas, operadores e representantes da indústria espacial. O objetivo foi debater o futuro da banda larga universal no continente.
O diretor do Departamento de Investimento e Inovação do Ministério das Comunicações (MCom), Marcelo Alves, representou o governo brasileiro no evento. Segundo ele, apesar de o Brasil ser uma das nações mais conectadas, existem desafios importantes a serem superados para se garantir conectividade plena em todas as regiões.
Marcelo Alves destacou que o Brasil possui um ecossistema digital dinâmico, impulsionado pela atuação de provedores regionais e pelo avanço das infovias. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 93% dos lares brasileiros já têm acesso à internet.
Para ampliar essa conectividade no território nacional, o diretor explicou que as tecnologias terrestres e satelitais precisam atuar de forma complementar. “A fibra e o 5G têm avançado, mas em um país continental como o Brasil sempre haverá áreas onde a solução mais eficiente e imediata é via satélite.”
Para o representante do MCom, o desafio é integrar todas as tecnologias em uma política pública que garanta inclusão digital real e alcance nacional, inclusive em áreas isoladas. “Há localidades onde somente o satélite consegue chegar, sendo fundamental para conectar escolas, postos de saúde, comunidades ribeirinhas, povos originários e áreas de fronteira”, detalhou Alves.
Programas
No painel O Papel dos Satélites na Conquista da Banda Larga Universal: Perspectivas Governamentais, Marcelo Alves apresentou dois programas do MCom: o Wi-Fi Brasil e o Norte Conectado. Segundo ele, essas são ações essenciais do governo brasileiro para garantir inclusão digital onde o acesso à internet ainda é precário.
WI-FI Brasil
A iniciativa utiliza a conexão via satélite para levar internet a populações em áreas isoladas. Com isso, tem sido possível levar conexão de banda larga gratuita para escolas, postos de saúde e população em regiões remotas.
Norte Conectado
O programa tem instalado infovias pelos rios da região amazônica a fim de garantir conectividade e acesso à internet a populações de áreas isoladas. A iniciativa também contempla escolas públicas, órgãos públicos e de segurança, postos de saúde e universidades.
LATSAT
Reconhecido como um dos eventos de referência na América Latina, o LATSAT reúne participantes da indústria espacial e de telecomunicações, incluindo operadores de satélites, fabricantes, agências reguladoras, lançadores, especialistas técnicos e representantes de governos.
O encontro promove debates sobre temas como acesso universal, segurança, novas constelações de baixa órbita, programas espaciais, expansão do 5G, IoT e o papel do satélite na infraestrutura digital latino-americana.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628