Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Centro Especial de Deficientes Visuais recebe equipamentos do programa Computadores para Inclusão
Foto: André Zímmerer/MCom
O Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV), localizado na Asa Sul, em Brasília no Distrito Federal, recebeu, nesta terça-feira (18), 40 equipamentos eletrônicos do programa Computadores para Inclusão. A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Comunicações e visa instalar laboratórios de informática em organizações que tenham projetos sociais de capacitação tecnológica.
Especializado na alfabetização e formação de estudantes com deficiência visual, o CEEDV conta com 435 alunos de todas as idades. A equipe do centro é composta por 101 professores especializados para alfabetização em braile e língua portuguesa.
A coordenadora do espaço, Romeike Lucena, destacou que as novas máquinas serão importantes para inserir essas pessoas no mundo digital. “Esses computadores vão fazer uma extrema diferença em nossas vidas. Nós vamos utilizar muito nas aulas de digitação. A inclusão digital é muito importante, principalmente para os deficientes visuais, é necessário para eles lidarem com aplicativos, saberem chamar um motorista de aplicativo ou entrar na conta do banco”, disse.
Os equipamentos foram doados originalmente pelo Ministério da Justiça. Durante a entrega dos computadores, a representante do ministro da Justiça, Débora de Souza, ressaltou a importância do programa e o impacto dos computadores dentro da instituição de ensino.
“É uma iniciativa linda que eles fazem aqui. Eventos como esse gratificam o nosso trabalho do dia a dia. Esta escola atende mais de 400 alunos e conhecer a instituição e todo mundo que está aqui nos dá uma sensação de dever cumprido. É muito especial.”
Segundo a chefe de Gabinete do Ministério das Comunicações, Daniela Garcia, cada máquina foi recuperada no Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do programa, beneficiando alunos com deficiência visual e garantindo o letramento e a inclusão digital para todos. "Estamos muito felizes de realizar essa entrega. O que nos deixa mais feliz é ver a nossa política pública chegar na ponta. Queremos ver a inclusão digital chegar em todos, sem deixar ninguém para trás."
CEEDV
O Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais é o único no Distrito Federal voltado para atendimento especializado a alunos cegos, com baixa visão, surdocegos e outros diagnósticos associados.
O espaço conta com atendimentos psicológicos, fonoaudiológicos, avaliação psicopedagógica, aulas de música, natação, educação física e artes cênicas. A proposta pedagógica curricular do centro foca na inclusão do estudante na rede regular de ensino e no mercado de trabalho.
Computadores para Inclusão
O programa já criou 5,2 mil laboratórios de informática em escolas, entidades e associações em 1,2 mil municípios brasileiros. Ele também teve impacto direto na qualificação profissional de 66 mil alunos, que se formaram em cursos de informática, manutenção e novas tecnologias oferecidos pelo programa.
A iniciativa do Ministério das Comunicações ainda contribui com a preservação do meio ambiente. Os CRCs já deram destinação adequada a mais de 9 mil toneladas de resíduos eletrônicos, ultrapassando a marca de 1 milhão de equipamentos descartados de forma sustentável.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628