Notícias
COP30
Ação do Ministério das Comunicações supera em cinco vezes a meta e recolhe mais de 1 mil toneladas de resíduos eletrônicos para a COP30
Foto: Peter Neylon/MCom
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, anunciou na tarde desta terça-feira (11) o resultado final da campanha “Desafio Sumaúma Digital – Mutirão Pré-COP30”.
A iniciativa, promovida pelo Ministério das Comunicações (MCom), tinha como objetivo coletar 200 toneladas de resíduos eletroeletrônicos em um mês. A meta não apenas foi atingida, como superada em cinco vezes, chegando ao montante de 1.050 toneladas recolhidas.
O recolhimento foi realizado por meio do programa Computadores para Inclusão, coordenado pelo MCom, que atua em diversos eixos: recupera máquinas para doação, a partir da entrega de equipamentos feita por parceiros e pela sociedade em geral; proporciona letramento digital e capacitação profissional, com cursos de informática e tecnologia; e reduz a quantidade de resíduos eletrônicos, nocivos ao meio ambiente.
O resultado da campanha foi anunciado durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que ocorre em Belém (PA) até o próximo dia 21.
“Quando lançamos o Desafio Sumaúma Digital, há um mês, fizemos um convite para que a sociedade participasse, refletisse sobre o descarte e desse um novo destino àquilo que não tinha mais utilidade. O resultado mostra a mobilização e o engajamento que a gente conseguiu dar dentro dos nossos centros de recondicionamento”, afirmou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
A campanha faz referência à sumaúma, árvore típica da Amazônia conhecida como “mãe das árvores” e considerada sagrada por diversos povos indígenas. Estudos apontam que cada sumaúma equivale, em média, a uma tonelada de biomassa, ou seja, cada tonelada de resíduo arrecadada corresponde simbolicamente ao plantio de uma nova sumaúma.
De acordo com estudos técnicos realizados em parceria com a Green Eletron, o tratamento de uma tonelada de resíduos evita a emissão de quase duas toneladas de CO₂, economiza mais de 18 mil litros de água e reduz, de forma expressiva, o consumo de energia. Ao multiplicar isso pelo total arrecadado, temos impactos ambientais reais e consistentes, que ajudam o Brasil a mostrar, aqui na COP30, que é possível combinar ação climática com participação social.”
Durante a campanha, também foram criados espaços de formação com a realização de oficinas de boas práticas ambientais em vários estados. Ao todo, foram abertas 2.700 vagas, com a participação de jovens, lideranças comunitárias, educadores populares e trabalhadores da reciclagem.
O Ministério das Comunicações produziu ainda uma cartilha de orientação em linguagem acessível, um material educativo voltado inclusive para pessoas que não sabem ler ou escrever, garantindo que ninguém ficasse de fora da ação de conscientização.
Dez alunos do Centro de Recondicionamento de Computadores Instituto Gustavo Hessel, de Belém, que participaram das oficinas e representam esse esforço de formação, estiveram presentes na cerimônia e foram elogiados pelo ministro pelo trabalho realizado.
Os resíduos coletados no mutirão incluem todos os itens usados na recuperação de computadores, além daqueles descartados de forma definitiva.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628