Notícias
MWC 2025
Ministério das Comunicações debate futuro das telecomunicações na Espanha
Foto: Dilvulgação GSMA
O futuro do setor de telecomunicações na América Latina foi tema central de uma das mesas de debate que aconteceu na terça (4), no Mobile World Congress 2025, realizado em Barcelona, Espanha.
O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, participou da agenda sobre “Discussões para construir o futuro digital na América Latina", ao lado de outros importantes representantes internacionais.
Os participantes falaram sobre a legitimidade de as empresas de internet contribuírem com esse processo da mesma forma que empresas de telecom já fazem.
“É necessário garantir que essa integração seja justa e feita de uma maneira efetiva, que realmente vá realimentar o ecossistema digital, criar um ciclo virtuoso, proporcionando o desenvolvimento do setor”, enfatizou o secretário de Telecomunicações.
O ano de 2024 foi importante para debater o assunto e elaborar propostas sobre maior participação das plataformas no avanço digital do país.
“Foi um assunto que evoluiu muito do ano passado para cá. Nós ouvimos muito, incluindo diversos interlocutores. Já avançamos e endereçamos vários pontos. Estamos próximos de um encaminhamento sobre esse tema”, disse Tercius.
Ainda sobre as formas de financiamento no setor, o secretário falou sobre o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que está sendo usado pela primeira vez, após 20 anos, para financiar a construção de infraestrutura e telecomunicações em áreas mais carentes do país.
O Ministério das Comunicações tem aproveitado a relevância do congresso internacional para reforçar a importância de investir em conectividade, educação digital e inovação como caminhos para ampliar oportunidades aos cidadãos, empresas e impulsionar a competitividade do Brasil no cenário global.
Participaram da Mesa Redonda LATAM "Decisiones para construir el futuro digital en América Latina", além do secretário Hermano Tercius, o diretor para América Latina de GSMA, Lucas Gallitto, e o head of Economic Analysis, GSMA Intelligence, Pau Castells.