Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações promove inclusão digital e capacitação tecnológica na Bahia
Foto: CRC Univasf/Espaço Plural
Como parte da política de inclusão digital, o Ministério das Comunicações coordena os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) por todo o Brasil. O Vale do São Francisco (BA) é uma das regiões contempladas com uma unidade do CRC, que é coordenada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Desde 2016, o CRC Univasf vem mudando vidas, já tendo capacitado milhares de pessoas em informática básica, montagem e manutenção de computadores e uso de ferramentas digitais, preparando-as para um mercado de trabalho mais inclusivo e tecnológico.
No ano passado, em uma de suas ações, o CRC realizou uma capacitação que integrou duas jovens surdas no curso de informática. A ação aconteceu no Espaço Plural do CRC Univasf, em Juazeiro (BA). As jovens são Larissa Barbosa e Edna Santana, ambas de Conceição do Coité, município localizado na Mesorregião do Nordeste Baiano e na Microrregião de Serrinha.
“O governo federal está priorizando a inclusão digital como uma ferramenta para promover a inclusão social, pois ela oferece novas oportunidades e serviços para a população. Todos os brasileiros merecem e devem ter a opção de participarem do mundo digital e é isso que estamos promovendo com formações e capacitações”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O coordenador técnico do CRC Univasf, Jaldo Lopes, explica que a responsável pela inscrição de Larissa e Edna optou por não informar previamente sobre a condição de surdez das duas jovens, explicando que, em sua experiência, muitas instituições evitam receber alunos com deficiência. Essa atitude representou um desafio para a equipe do CRC, que se adaptou rapidamente para atender as necessidades das jovens e garantir sua participação plena. Agregando intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e materiais adaptados, o CRC conseguiu promover uma experiência de aprendizado muito mais inclusiva.
Larissa Barbosa, uma das alunas, destacou a importância que a capacitação teve para ela: “Esse curso é muito importante. Através dele, pude aprender informática, algo essencial para a comunidade surda. Precisamos vivenciar essas experiências.”
O curso já capacitou mais de 1,7 mil pessoas em cursos de Informática Básica, FIC Montagem e Manutenção de Computadores e Instalação e Manutenção de Sistema Operacional e segue mudando vidas.
Laje dos Negros
Em mais uma de suas ações marcantes, o CRC Univasf capacitou 70 jovens de Laje dos Negros, comunidade quilombola localizada no município de Campo Formoso, no norte da Bahia, oferecendo uma semana de aulas práticas que abordaram desde noções básicas de informática até habilidades aplicáveis ao mercado de trabalho. Além disso, a comunidade recebeu 10 computadores recondicionados, agora utilizados em um ponto de inclusão digital que beneficia dezenas de moradores com acesso à tecnologia.
O impacto do projeto vai além da capacitação. Ele simboliza o compromisso com a redução de desigualdades e o empoderamento social, conectando comunidades historicamente marginalizadas ao mundo digital. A cada nova turma, o Ministério das Comunicações, por meio dos CRCs, reforça sua missão de transformar realidades, capacitando pessoas de todo o Brasil para um futuro mais inclusivo e conectado.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628