Notícias
BALANÇO 2024
Ministério das Comunicações firma acordo com a Colômbia visando melhorar infraestrutura de acesso à internet
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Em abril de 2024, durante a missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Bogotá, o ministro das Comunicações, Juscelino Fillho, assinou um acordo com o governo colombiano para estender a infraestrutura brasileira de internet por fibra ótica até a cidade de Leticia, na Colômbia, localizada na tríplice fronteira amazônica.
“É uma honra para o governo do presidente Lula contribuir com a Colômbia para levar internet de qualidade para a cidade de Leticia. Nós estamos enfrentando o desafio de proporcionar conectividade para a população de cidades de difícil acesso e localidades remotas, como comunidades ribeirinhas e aldeias, para terem mais acesso à educação, serviços públicos, mercado de trabalho e fomentar a economia digital”, disse Juscelino, na época.
O Ministério das Comunicações publica neste mês de janeiro uma série de reportagens para divulgar as ações, projetos e programas ligados às telecomunicações e à radiodifusão que, em 2024, beneficiaram e vão continuar beneficiando milhares de brasileiros nos próximos anos.
Para viabilizar as ações em Leticia, foi criado um grupo de trabalho entre o Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria de Telecomunicações, e o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia. A próxima reunião do grupo deverá ocorrer ainda neste mês de janeiro.
Infovia 02
Esse acordo só será possível por conta da implantação da Infovia 02, que será implantada neste ano. O investimento total será de R$ 268 milhões e vai conectar 85 escolas públicas, 12 hospitais, sete centros de pesquisa e 12 prefeituras, além de possibilitar que operadoras ofereçam pacotes de internet mais acessível à população.
Serão 13 municípios do Norte brasileiro conectados com essa Infovia, entre eles, Tabatinga (AM), que faz fronteira com a cidade colombiana.
'Novo acesso'
O acordo assinado entre Juscelino Filho e Mauricio Lizcano, ministro de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia, também prevê parceria e troca de informações entre os países em temas como segurança das redes de comunicações, transformação digital e tecnologia digital na economia, tecnologias de comunicações móveis e desenvolvimento da indústria, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
A infraestrutura da Infovia ainda pode permitir que a internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo. O Ministério das Comunicações defende um projeto para dar redundância de conectividade.
A ideia é que a internet brasileira não dependa apenas dos cabos de fibra ótica submarinos instalados no Oceano Atlântico -- que atualmente são responsáveis por 99% do tráfego de dados nacionais.
O objetivo, no futuro, é que a rede nacional também tenha uma conexão com os cabos submarinos instalados do outro lado do continente, por meio do Oceano Pacífico, dando mais segurança e estabilidade para o seu funcionamento.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628