Notícias
BRASÍLIA
Ministério das Comunicações destaca avanços para conectar todas as escolas públicas em evento na UNB
Foto: Shizuo Alves/MCom
A missão de conectar todas as escolas públicas do país foi um dos destaques da participação do Ministério das Comunicações no Seminário de Políticas Públicas de Comunicações realizado nesta terça-feira (18) na Universidade de Brasília (UNB).
O secretário das Telecomunicações, Hermano Tercius, representou a pasta na abertura do evento e falou sobre o programa Escolas Conectadas. A meta desta política pública é levar inclusão digital para todos os alunos da rede pública de ensino.
“É uma missão muito grande. A gente está viabilizando entregas concretas para a população, para a sociedade brasileira, de maneira que o setor das telecomunicações contribua cada vez mais para o desenvolvimento do país”, explicou Hermano Tercius.
No mesmo seminário, o diretor do Departamento de Política Setorial do Ministério das Comunicações, Juliano Stanzani, falou sobre os avanços promovidos com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Segundo ele, pequenos ajustes podem destravar grandes investimentos e oportunidades e alguns deles são o uso na modalidade não reembolsável pelas empresas que contribuem e os novos editais para conectar escolas.
“Fizemos um edital inovador em termos de administração pública, no qual cada uma das escolas a serem conectadas pode receber propostas individualizadas pelos concorrentes. Esse nível de desagregação na concorrência resultou em desconto médio de cerca de 30% em relação ao custo de referência. Isso significou desmistificar o Fust com o efetivo uso de recursos em modalidade não reembolsável”, explicou.
Juliano Stanzani citou outros avanços como a desburocratização para liberação dos recursos do Fust aos pequenos provedores para a execução de projetos de conectividade no país também foi outro avanço lembrado.
O Seminário Políticas de Comunicações, realizado no Auditório da Finatec/UnB, em Brasília, é um tradicional encontro nacional de debate de temas políticos e regulatórios para o setor de comunicações. O encontro congrega cerca de 300 formuladores de políticas, reguladores, os principais executivos de empresas de comunicação e telecomunicações, pesquisadores e acadêmicos, além de advogados, jornalistas especializados e analistas de mercado.