Notícias
RECONHECIMENTO
Ministério das Comunicações prestigia Prêmio Band Cidades Excelentes
Premiação é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, cujo propósito é estimular a melhoria da gestão pública e a qualidade de vida da população / FOTO: Shizuo Alves/MCom
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, marcou presença e prestigiou, nesta segunda-feira (15), a edição de 2025 do Prêmio Band Cidades Excelentes, realizada em Brasília. A premiação é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, cujo propósito é estimular a melhoria da gestão pública e a qualidade de vida da população brasileira.
“Agradeço ao Grupo Bandeirantes e ao Instituto Áquila pelo convite para participar deste evento. Iniciativas como esta ajudam a reconhecer e estimular as boas experiências de gestão pública no nosso país. Sabemos que uma boa administração pública se mede pela capacidade de entregar soluções concretas. Uma cidade excelente não é definida apenas por boas intenções ou por planos bem formulados, mas pela forma como as políticas públicas transformam para melhor a vida das pessoas”, afirmou Frederico, em seu discurso.
O processo de avaliação do prêmio é realizado por meio do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), ferramenta que utiliza big data e inteligência artificial para consolidar e analisar indicadores públicos de diversas áreas, como educação, saúde, sustentabilidade, eficiência fiscal, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico.
Esses dados são transformados em uma nota única, que permite classificar os municípios de acordo com seu porte populacional, assegurando transparência e comparabilidade justa entre realidades distintas.
“Ao reconhecer a evolução dos municípios a partir de indicadores objetivos, o prêmio valoriza quem escolheu planejar, executar com eficiência, acompanhar resultados e corrigir os rumos quando necessário. O uso do Índice de Gestão Municipal Áquila reforça a cultura de uma administração baseada em evidências, comparável, transparente e orientada para a melhoria contínua”, disse o ministro.
Ele destacou ainda que o Ministério das Comunicações tem a inclusão digital como prioridade para a formação das cidades: “Ela permeia a educação, a saúde, a infraestrutura urbana, o desenvolvimento econômico e a própria capacidade de governar. Os municípios que avançam em conectividade criam condições melhores para a prestação de serviços e para a ampliação de oportunidades para toda a população”.
Com etapas estaduais e nacional, o prêmio não apenas reconhece os gestores públicos que alcançam resultados de excelência, como também estimula a disseminação de boas práticas que podem servir de modelo para outras administrações.
Frederico também falou sobre as ações do Ministério das Comunicações para fomentar a inclusão digital nos municípios. “Nosso papel no governo do presidente Lula é estruturar políticas que permitam às cidades avançar na inclusão digital, respeitando suas diferenças e particularidades. Fazemos isso conectando escolas, unidades de saúde, comunidades rurais, periferias, áreas indígenas e regiões historicamente afastadas dos grandes centros”, afirmou.
O ministro citou ainda o programa Escolas Conectadas, que tem a meta de levar internet de qualidade a 137 mil unidades da educação básica do país. Até o momento, 94 mil escolas já contam com conectividade.
“Para as regiões mais afastadas, contamos com a banda larga via satélite do programa Wi-Fi Brasil. Por meio dele, instalamos 14 mil pontos de internet em 2.600 municípios. Em muitas dessas localidades, esse ponto de conexão representa o primeiro contato regular com serviços digitais. A inclusão digital também passa pela formação de pessoas. Por isso, o Computadores para Inclusão já promoveu 66 mil formações de jovens e adultos em cerca de 300 cursos de tecnologia ofertados. Além disso, o programa é responsável pela recuperação e doação de 67 mil equipamentos eletrônicos que seriam descartados”, exemplificou.
O ministro lembrou ainda o programa Carreta Digital, que já formou quase 10 mil alunos em quatro estados, levando capacitação técnica para ampliar o acesso à formação profissional.
Ele falou também sobre o Norte Conectado, que está levando internet para áreas remotas da Região Amazônica.
“Essas políticas dialogam diretamente com os pilares avaliados pelo Índice de Gestão Municipal. A conectividade melhora indicadores de educação ao ampliar o acesso a conteúdos digitais; fortalece a saúde ao permitir prontuários digitais, teleatendimento e integração de dados; contribui para a eficiência da gestão ao ampliar a transparência, o controle e a capacidade de planejamento; e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico ao criar um ambiente mais favorável para a inovação e a geração de emprego”, discursou.
O ministro reconheceu a importância da iniciativa da Band, destacando que ela demonstra ser possível avançar quando há planejamento e uso inteligente das ferramentas disponíveis.
“O governo federal segue como parceiro dos municípios, com programas, financiamento e apoio técnico, para que cada cidade possa construir seu próprio caminho de desenvolvimento digital. Quero parabenizar todas e todos que estão recebendo esta premiação e reforçar nosso compromisso de seguir trabalhando para que a conectividade seja um instrumento de inclusão e desenvolvimento”, concluiu.
'Nossas estrelas'
O presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, falou da importância da atuação dos prefeitos.
“Eles é que são nossas estrelas hoje, porque lutam o ano inteiro. É a linha de frente da gestão. Quem sobrevive a isso está pronto para ser governador, pronto para ser presidente da República, porque tudo cai na cabeça do prefeito. Todos que estão aqui são vitoriosos como gestores públicos e por isso merecem nossos parabéns e nosso respeito", disse.
Eficiência na gestão
Em seu discurso, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que os prefeitos devem buscar a eficiência em suas administrações para resolver os problemas das cidades.
“É fazer mais, com menos [recursos]. Esse é o grande desafio. Atuar com eficiência, tecnologia, governo digital. O prefeito é o mais cobrado e esse prêmio é um grande estímulo para os gestores municipais e suas equipes. É um importante reconhecimento", afirmou Alckmin.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628