Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Alunos de escola pública em Campina Grande (PB) conquistam medalhas em Olimpíada de Informática com apoio do programa Computadores para Inclusão
Foto: Divulgação
Três alunos do curso técnico da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, em Campina Grande (PB), receberam, em novembro, as medalhas de ouro, prata e bronze da Olimpíada de Informática (OPI), promovida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os jovens foram preparados com o auxílio de computadores doados pelo Ministério das Comunicações.
A competição consistiu em seis categorias. Os estudantes premiados venceram a categoria “Programação”, além de conquistarem uma medalha de ouro no torneio feminino. As questões envolveram conhecimentos de técnicas básicas de programação, estruturas de dados e algoritmos. A escola, beneficiada pelo programa Computadores para Inclusão, é a única de ensino público da região a participar da OPI.
“Estamos muito felizes e orgulhosos não só pelos jovens que receberam as medalhas, mas por todos os alunos que decidiram se dedicar e competir. A nossa missão é levar não só os computadores, mas também o letramento e a inclusão digital para todas as escolas do Brasil. Nenhuma escola ficará para trás”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
O laboratório digital, montado no final de 2023 e aliado aos computadores doados, tem ajudado muito os alunos a aprender desde então. Este ano, os alunos que se destacaram e conquistaram as medalhas foram: Beatriz Lopes Lima, Allison Felipe Andrade de Lima e Miguel Soares de Carvalho.
O impacto da doação dos computadores pelo Ministério das Comunicações já é percebido dentro da escola. A professora de informática que lecionou e capacitou os jovens destacou a importância do aprendizado no ensino da computação e programação.
“Ensinar computação hoje é tão essencial quanto leitura e escrita. O contato com computadores ajuda os alunos a desenvolver raciocínio lógico, criatividade e autonomia. Estudar computação é investir no futuro dos alunos, ampliar oportunidades, fortalecer habilidades e abrir portas”, afirmou Ana Paula do Ó.
A Olimpíada Paraibana de Informática é organizada pelo curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande. O objetivo é despertar nos alunos o interesse pela computação e prepará-los para voos mais altos, como a Olimpíada Brasileira e a Internacional de Informática.
Programa
O Programa Computadores para Inclusão tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, para a realização de cursos e oficinas e para o descarte correto de resíduos eletrônicos.
Ao longo de todo o programa, quase 67 mil computadores já foram doados a 1,3 mil municípios. Somente em 2025, foram quase 11 mil equipamentos doados.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628