Notícias
CONECTIVIDADE
Bancos credenciados pelo FUST ganham novo prazo para apresentar Plano de Aplicação de Recursos
Foto: Agência Brasil
Os bancos habilitados a receber recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) terão até 31 de julho para apresentar os Planos de Aplicação de Recursos (PAR) destinados ao financiamento de projetos de conectividade no país. O prazo foi prorrogado nesta terça-feira (1º) pelo conselho gestor do Fundo, presidido pelo Ministério das Comunicações. Com a prorrogação, os agentes financeiros terão mais tempo para submeter os PARs de forma padronizada, transparente e isonômica.
O FUST tem como foco o atendimento de áreas sem cobertura, o financiamento de projetos de conectividade em regiões rurais e remotas, além do apoio a pequenos provedores de internet. Os critérios de seleção visam garantir que os recursos cheguem a esses pequenos provedores de serviços de telecomunicações, especialmente em municípios isolados e de baixa densidade populacional.
“Com esse novo prazo, esperamos mais investimentos em grandes projetos de conectividade e inclusão digital nas áreas mais carentes. É fundamental que os Planos de Aplicação de Recursos sejam detalhados para garantir um repasse justo e que beneficie todos os brasileiros”, destacou Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
Inicialmente, os bancos estaduais e regionais de fomento, bem como os players privados credenciados pelo FUST em fevereiro deste ano, teriam até 31 de março de 2025 para elaborar e entregar os Planos de Aplicação de Recursos. Antes da inclusão dos seis novos bancos, o FUST contava apenas com o Banco Nacional de Desenvolvimento.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628