Notícias
BALANÇO MGI
Serviços compartilhados impulsionam a modernização da gestão pública federal
Abertura da Semana de Serviços Compartilhados. Foto: Jhon Braga
O Governo do Brasil tem avançado de forma consistente na construção de um modelo de gestão pública orientado a resultados, capaz de racionalizar recursos, reduzir sobreposições e ampliar a capacidade de entrega do Estado à sociedade. Nesse contexto, os serviços compartilhados ganham centralidade como instrumento estratégico de modernização administrativa, e o ColaboraGov se consolida como uma das principais iniciativas dessa transformação no âmbito do Executivo federal.
Instituído pelo Decreto nº 11.837/2023, o ColaboraGov é uma iniciativa da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O programa atualiza e amplia o conceito de serviços compartilhados ao promover a padronização de processos, a integração de sistemas e o compartilhamento de estruturas administrativas em áreas estratégicas como licitações, contratos, logística, orçamento e gestão de pessoas.
Ao concentrar essas funções administrativas, o ColaboraGov contribui para a racionalização do gasto público e para o fortalecimento da governança, ao mesmo tempo em que permite que ministérios e órgãos direcionem seus esforços para a formulação e a execução de políticas públicas finalísticas. Trata-se de uma mudança estrutural na forma de organizar o trabalho no Estado, com ganhos diretos de eficiência, escala e coordenação.
Os resultados do modelo já são expressivos. Com previsão de economia de R$ 1 bilhão em quatro anos, o ColaboraGov reúne atualmente 13 ministérios e conta com 25 unidades regionais, que atendem diretamente 38 órgãos parceiros nos estados, totalizando 198 unidades beneficiadas. Entre as entregas, o programa é responsável pela contratação de serviços de suporte psicossocial — psicológico, social, jurídico e financeiro — para 13 órgãos federais, além da gestão de mais de 300 mil processos físicos e eletrônicos, contribuindo para maior agilidade, padronização e controle administrativo.
Governança transparente dos gastos públicos
Para enfrentar os desafios relacionados à gestão de contratos compartilhados entre diferentes órgãos da Administração Pública, a Secretaria de Serviços Compartilhados desenvolveu o SplitGov, uma solução pública voltada à governança de despesas compartilhadas. A ferramenta permite o rateio justo de custos, o monitoramento contínuo e o aumento da transparência nos gastos públicos. Com potencial transformador, o SplitGov utiliza automação, controle e compartilhamento de informações para modernizar a gestão de contratos, incluindo medições e ocupações de espaços físicos, aprimorando os processos de rateio — mecanismo utilizado para distribuir os custos de um mesmo serviço entre os órgãos que dele se beneficiam.
Alinhado às diretrizes de sustentabilidade e responsabilidade fiscal, o ColaboraGov atua em consonância com o Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS), lançado pelo MGI por meio da Portaria nº 8.473/2024. O plano orienta contratações e operações logísticas da pasta de forma integrada às metas ambientais, à legislação orçamentária e às boas práticas de gestão pública, com foco no uso eficiente de recursos naturais e materiais, na gestão de resíduos, na eficiência energética, no uso racional da água e na promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Em outubro, o ColaboraGov alcançou uma marca simbólica ao integrar mais de 200 órgãos e entidades à sua plataforma, ampliando significativamente o alcance do modelo de serviços compartilhados. Na Secretaria de Serviços Compartilhados, a secretária-adjunta Isabela Gebrim destacou que a centralização das atividades administrativas é fundamental para liberar capacidade institucional nos órgãos. “Com o ColaboraGov, conseguimos centralizar atividades que antes eram replicadas em cada ministério. Isso significa menos custos e mais foco na atividade finalística de cada órgão. O SEI e o Tramita são fundamentais nesse processo, pois permitem padronização, agilidade e integração entre diferentes órgãos”, afirmou.
Com foco na transparência e na prestação de contas à sociedade, o ColaboraGov lançou, em agosto, o ColaboraHUB, uma central digital que reúne, em um único ambiente, informações sobre a prestação de serviços do programa. A plataforma funciona como ponto único de consulta sobre serviços de suporte logístico, tecnológico, gestão de espaços físicos, pessoas, contabilidade, orçamento, finanças, patrimônio e materiais. A proposta é oferecer uma visão integrada e orientada por dados, a partir de informações provenientes da central de atendimento do ColaboraGov e de sistemas estruturantes do governo federal.
Eventos com valor público
O fortalecimento da governança e da integridade também ocupa posição central na estratégia do programa. A 12ª edição do Pró-Integridade Convida reuniu especialistas para debater temas como integridade, governança, serviços compartilhados, planejamento de compras e gestão contratual, além dos desafios relacionados à qualidade das contratações públicas, aos riscos de integridade, ao equilíbrio entre formalismo e eficiência e às estratégias de planejamento e transparência na Central de Compras.
Como parte desse movimento de consolidação e aprimoramento contínuo, a Secretaria de Serviços Compartilhados promoveu a Semana de Serviços Compartilhados 2025. O evento priorizou a troca de experiências, a escuta ativa e a valorização da diversidade de perspectivas, fortalecendo a articulação entre órgãos e deixando como legado uma rede mais integrada e preparada para os próximos passos da transformação administrativa.
A troca de experiências e a valorização da diversidade de perspectivas foram os grandes motores da jornada de eventos sobre o sucesso e os desafios da implantação dos serviços compartilhados, e deixa como legado uma rede fortalecida e preparada para os próximos passos da transformação do ColaboraGov.