Notícias
COLABORAGOV
MGI lança ColaboraHub, plataforma de transparência de serviços compartilhados entre ministérios
Durante a live de lançamento do ColaboraHUB, foi apresentado um exemplo de tela de perfis de acesso à plataforma. Imagem: SSC/MGI
O Centro de Serviços Compartilhados – ColaboraGov lançou, nesta quinta-feira (21/8) o ColaboraHUB, uma central digital de transparência que vai reunir, em um único ambiente, informações sobre a prestação de serviços do programa. O lançamento contou com a participação da equipe da Secretaria de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e foi transmitido pelo canal do MGI no YouTube.
O ColaboraHUB tem como objetivo ser um ponto único de consulta sobre serviços de suporte logístico, tecnológico, gestão de espaços físicos, pessoas, contabilidade, orçamento, finanças, patrimônio e materiais. A proposta é oferecer uma visão integrada, baseada em dados provenientes de diversas fontes, como o a central de atendimento do ColaboraGov e de sistemas estruturantes do governo federal.
“O objetivo é reunir, no mesmo ambiente, dados sobre serviços de logística, tecnologia, tecnologia, gestão de pessoas, contabilidade, orçamento, patrimônio, gestão estratégica, ou seja, todos os serviços prestados pelo ColaboraGov. Ele surgiu como uma resposta à necessidade de consolidar dados de múltiplas fontes dos serviços compartilhados, seja de sistemas estruturantes, de pessoas, orçamento, gestão estratégica, logística, todos com o mesmo caminho”, explicou o secretário de Serviços Compartilhados do MGI, Cilair Rodrigues de Abreu.
O acesso será feito por meio da Conta GOV.BR, permitindo a personalização de acordo com o perfil do usuário, que, sendo um agente público, considerará também a sua vinculação à estrutura organizacional. As informações serão acessadas de acordo com o perfil de cada usuário. Um infográfico interativo, disponível na página inicial do portal após login, ilustrará a dinâmica do nível de acesso - Cidadãos, Colaboradores e Gestores - e seus perfis.
Durante o lançamento, o coordenador-geral de Relacionamento em Serviços Tecnológicos Compartilhados Alisson Lindoso, destacou o caráter aberto da iniciativa. “O ColaboraHUB, é uma plataforma acessível pelos milhões de brasileiros que tem a conta GOV.BR, e quem não tem, pode criar a conta para acessar. Ele não é uma solução para uso interno, é uma central de transparência dos serviços compartilhados, reforçou.
Segundo Alisson, os diferentes perfis de acesso foram estruturados para tornar a navegação autoexplicativa e atender diferentes públicos, sem distinção de tratamento, apenas com classificações voltadas ao acesso às informações. A ideia é garantir transparência, disponibilizar dados abertos e oferecer recursos como infográficos interativos, permitindo que todos possam acompanhar e compreender os serviços compartilhados. “A gente pensa também em produzir conteúdo de interesse para os órgãos que atuam na auditoria governamental, disponibilizar os dados por trás das visualizações e APIs que possam permitir interagir com esses dados de maneira automatizada”, explicou o coordenador.
Os cidadãos poderão acessar normativos, conceitos, painéis interativos e outros instrumentos que asseguram a transparência e o controle social, permitindo acompanhar o funcionamento e os resultados da política de serviços compartilhados do governo federal.
Os colaboradores (agentes públicos e profissionais terceirizados vinculados aos ministérios atendidos pelo ColaboraGov) encontrarão conteúdos de interesse mais direto para o seu cotidiano de trabalho, como suporte em áreas de logística, tecnologia da informação, recursos humanos, entre outros.
Já os gestores terão acesso a conteúdos voltados à gestão, incluindo contratações, finanças, orçamento, controles internos, gestão predial e de processos, de forma a apoiar suas atividades gerenciais. Em uma etapa posterior, o ColaboraHub deverá disponibilizar dados abertos ao público por meio de interfaces de programação de aplicações (APIs), reforçando a transparência e possibilitando maior controle social.
A iniciativa está alinhada à estratégia de Governança de Dados conduzida pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI, que visa garantir a confiabilidade e a profundidade das informações. A plataforma foi concebida e desenvolvida ao longo de cinco meses, com a participação de servidores e profissionais terceirizados. Diversas áreas do ColaboraGov já participam do projeto, trabalhando em temas como logística, gestão de pessoas, finanças e visão estratégica.
Serviços compartilhados
O ColaboraGov é uma iniciativa, instituída pelo Decreto nº 11.837/2023, que promove a centralização e o compartilhamento de serviços administrativos. Atualmente, o programa reúne 13 ministérios e conta com 25 unidades regionais e atende diretamente 43 órgãos parceiros nos estados, somando mais de 300 unidades beneficiadas. Com isso, os ministérios e órgãos participantes podem direcionar seus esforços para as atividades finalísticas, enquanto o ColaboraGov assume a execução das tarefas.
Como exemplos das vantagens desse modelo de serviços compartilhados, destacam-se a operacionalização do Auxílio Reconstrução no Rio Grande do Sul, benefício destinado a famílias desalojadas ou desabrigadas devido aos desastres climáticos no Rio Grande do Sul em 2024. Em três dias, o mecanismo viabilizou o pagamento dos benefícios, no valor de R$ 5.100 por cidadão.
O ColaboraHUB já está funcionando, para experimentar acesse: https://colaborahub.gestao.gov.br