Notícias
CONCURSO NACIONAL
CPNU 2 oferece vagas em Pernambuco, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal
O governo federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), dá continuidade à proposta de reforçar sua atuação em todo o país, ampliando o número de servidores através do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O CPNU 2 mantém o compromisso de ampliar o acesso ao serviço público de forma descentralizada e democrática e traz uma novidade: há mais vagas fora de Brasília.
Na nova edição, serão ofertadas 3.652 vagas distribuídas entre 36 órgãos, de quatro estados e do Distrito Federal, contribuindo para a presença de servidores públicos em diversas regiões do país. Estão previstas 315 vagas para o Rio de Janeiro, 65 para São Paulo, 66 vagas para o Pará e 20 para Pernambuco. As demais vagas são para órgãos com sede em Brasília, mas cujos aprovados também podem ser alocados em outros Estados.
As inscrições do CPNU 2 ainda não estão abertas. A previsão de publicação do edital é para o mês de julho.
Estados e órgãos com vagas previstas
Rio de Janeiro: terá vagas em instituições como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Biblioteca Nacional. Para saber mais sobre as vagas, acesse a matéria!
São Paulo: contará com oportunidades na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Para saber mais sobre as vagas, acesse a matéria!
Pará: oferecerá vagas para o Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Centro Nacional de Primatas (Cenp). Para saber mais sobre as vagas, acesse a matéria!
Pernambuco: terá vagas destinadas à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Para saber mais sobre as vagas, acesse a matéria!
Distrito Federal: reunirá vagas para órgãos com sede em Brasília, como o MGI e outros ministérios, entre eles o do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Turismo (MTur), além de instituições como a Imprensa Nacional (IN) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Para saber mais sobre as vagas, acesse a matéria!
Importante! As vagas regionais mencionadas no texto referem-se aos órgãos federais que têm sede nas respectivas localidades. No entanto, isso não impede que novos postos regionais sejam abertos futuramente por órgãos com presença nacional, como o INSS, Ministério da Defesa e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que contam com unidades descentralizadas em diferentes estados. A definição final das vagas regionais pode ser atualizada conforme as decisões de lotação de cada órgão.
Cronograma previsto
Edital e inscrições: julho de 2025
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro de 2025
Divulgação dos resultados: fevereiro de 2026