Notícias
CONCURSO NACIONAL
CPNU 2 amplia oportunidades no Norte com vagas no Pará
O Pará terá 66 vagas ofertadas na nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As vagas estarão distribuídas entre o Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Centro Nacional de Primatas (Cenp), instituições de referência nacional na área da saúde pública.
Na nova edição do CPNU, serão ofertadas, no total, 3.652 vagas distribuídas entre 36 órgãos, de quatro estados e do Distrito Federal, contribuindo para a presença de servidores públicos em diversas regiões do país. As inscrições do CPNU 2 ainda não estão abertas. A previsão de publicação do edital é para o mês de julho.
Importante: As vagas regionais mencionadas no texto referem-se aos órgãos federais que têm sede nas respectivas localidades. No entanto, isso não impede que novos postos regionais sejam abertos futuramente por órgãos com presença nacional, como o INSS, Ministério da Defesa e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que contam com unidades descentralizadas em diferentes estados. A definição final das vagas regionais pode ser atualizada conforme as decisões de lotação de cada órgão.
Confira a divisão das vagas do CPNU 2 no Pará
66 vagas imediatas
Instituto Evandro Chagas (IEC): 38 vagas
-
17 Analistas de Gestão em Pesquisa e Inovação Biomédica (nível superior)
-
10 Pesquisadores em Saúde Pública (nível superior)
-
1 Tecnologista em Pesquisa e Investigação Biomédica (nível superior)
-
10 Técnicos em Pesquisa e Investigação Biomédica (nível intermediário)
Centro Nacional de Primatas (CENP): 28 vagas
-
6 Analistas de Gestão em Pesquisa e Inovação Biomédica (nível superior)
-
3 Pesquisadores em Saúde Pública (nível superior)
-
1 Tecnologista em Pesquisa e Inovação Biomédica (nível superior)
-
18 Técnicos em Pesquisa e Inovação Biomédica (nível intermediário)
Sobre o certame
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é uma inovação no modelo de seleção para o serviço público federal, com foco em eficiência, equidade e descentralização. A meta é trazer mais diversidade para os órgãos, construindo um serviço público com a cara do Brasil. Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o certame adota um modelo semelhante ao do Enem: uma única prova nacional, com possibilidade de escolha de áreas temáticas por blocos de atuação. Isso reduz custos, padroniza critérios de seleção e amplia o acesso de candidatos de todas as regiões do país.
Na primeira edição, realizada em 2024, o CPNU recebeu mais de 2,1 milhões de inscrições para 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos. As provas foram aplicadas simultaneamente em 228 municípios, consolidando o modelo como o maior concurso público da história do Brasil. A proposta segue em evolução, com a segunda edição reforçando o compromisso com a modernização e inclusão nos concursos públicos federais.
Cronograma Previsto
Edital e inscrições: julho de 2025
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro de 2025
Divulgação dos resultados: fevereiro de 2026