Notícias
CONCURSO NACIONAL
Fundaj terá vagas no CPNU 2 com atuação em Pernambuco
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), destinará 20 vagas à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com sede em Pernambuco. A Fundaj atua com forte relevância nas áreas de pesquisa, educação e cultura no Nordeste e terá seu quadro de pessoal reforçado com a seleção nacional.
Na nova edição do CPNU, serão ofertadas, no total, 3.652 vagas distribuídas entre 36 órgãos, de quatro estados e do Distrito Federal, contribuindo para a presença de servidores públicos em diversas regiões do país. As inscrições do CPNU 2 ainda não estão abertas. A previsão de publicação do edital é para o mês de julho.
Importante: As vagas regionais mencionadas no texto referem-se aos órgãos federais que têm sede nas respectivas localidades. No entanto, isso não impede que novos postos regionais sejam abertos futuramente por órgãos com presença nacional, como o INSS, Ministério da Defesa e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que contam com unidades descentralizadas em diferentes estados. A definição final das vagas regionais pode ser atualizada conforme as decisões de lotação de cada órgão.
Confira a divisão de vagas do CPNU 2 em Pernambuco
Pernambuco
-
Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj):
-
20 Pesquisadores (nível superior)
Sobre o certame
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é uma inovação no modelo de seleção para o serviço público federal, com foco em eficiência, equidade e descentralização. A meta era trazer mais diversidade para os órgãos, construindo um serviço público com a cara do Brasil. Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o certame adota um modelo semelhante ao do Enem: uma única prova nacional, com possibilidade de escolha de áreas temáticas por blocos de atuação. Isso reduz custos, padroniza critérios de seleção e amplia o acesso de candidatos de todas as regiões do país.
Na primeira edição, realizada em 2024, o CPNU recebeu mais de 2,1 milhões de inscrições para 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos. As provas foram aplicadas simultaneamente em 228 municípios, consolidando o modelo como o maior concurso público da história do Brasil. A proposta segue em evolução, com a segunda edição reforçando o compromisso com a modernização e inclusão nos concursos públicos federais.
Cronograma Previsto
Edital e inscrições: julho de 2025
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro de 2025
Divulgação dos resultados: fevereiro de 2026