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Barra Norte

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Publicado em 24/10/2024 17h05 Atualizado em 27/03/2025 09h25

Status do projeto

Barra Norte.jpg
Atualizado em 25/03/2025.

Links úteis

Estudos Audiência pública: Leilão:
(em breve) (em breve) (em breve)

Informações

Processo 50300.014424/2022-69
Prazo 25 anos
Data-base 2022
CAPEX R$ 12.641.060,00
OPEX R$ 19.548.660,00 (anual)
Estimativa de transporte (inicio da operação) 43.709.171 toneladas/ano
Estimativa de transporte (máximo previsto) 43.709.171 toneladas/ano
Aporte e as contraprestações base (pré-leilão), realizadas pelo Poder Público Sem contraprestações.
Tarifa base (pré-leilão), por tonelada R$ 0,60
Extensão total da hidrovia 150 km
Trecho Canal Grande do Curuá e Arco Lamoso

Descrição da área

A área objeto da concessão possui aproximadamente 1.568.128.894 metros quadrados (457 milhasnáuticas quadradas). A Barra Norte do Rio Amazonas está geograficamente localizada na região nortedo Brasil, na divisa entre os estados do Amapá e Pará, sendo também conhecida como Canal Norte.
Quanto as características meteoceanográficas, a Barra Norte apresenta características peculiares. O Rio Amazonas possui a maior descarga fluvial do mundo, com cerca de 250.000 m3/s em períodos de cheia e 100.000 m3/s durante os períodos de seca. Desta forma, a água salgada não atinge a boca do rio, e os processos estuarinos tridimensionais ocorrem sobre a plataforma continental, em uma zona que pode se estender por aproximadamente 300 km (GEYER et al., 1996).
A circulação de água na área costeira do rio Amazonas caracteriza uma interação do tipo estuarino, sistema frontal de água fluvial em direção ao mar, com fortes correntes rotatórias de marés (norte – nordeste, sul – sudeste) e correntes superficiais (noroeste, sudoeste). Ainda, a maior parte do fluxo de
calor para o Atlântico Norte passa pela ou próximo a plataforma Amazônica, sob a forma de Corrente Norte Brasileira (CNB), (NITTROUER; DEMASTER, 1986). No verão, quando a Zona de Convergência Intertropical está em uma latitude acima da foz do Amazonas, os ventos locais são fracos, e o sistema Corrente Norte Brasileira / Contracorrente Norte Equatorial advecta a água doce para noroeste e nordeste criando uma grande pluma (MASSON; DELECLUSE, 2001).
Os ventos predominantes da área são os ventos alísios. Valores máximos de intensidade do vento, identificados em registros históricos, correspondem aos ventos alísios de NE de dezembro a abril. A importância da ação dos ventos alísios reside na influência indireta sobre os sedimentos da plataforma
continental. O movimento orbital das ondas superficiais de gravidade geradas por estes ventos produz um fluxo oscilatório, que pode atingir o fundo e influenciar no movimento dos sedimentos. Os ventos alísios também têm um papel importante, no tempo de residência da água e dos sedimentos na pluma do Amazonas (GEYER et al., 1996).
Sobre as características hidrodinâmicas, aponta-se para a observação de macro maré de até 4 metros na desembocadura do Rio Amazonas, resultando em grandes planícies de maré que fazem fronteira com o canal (GALLO; VIZÓN, 2005).
O estuário do Amazonas, estende-se desde a plataforma continental, onde às águas doces e oceânicas se misturam, até a cidade de Óbidos, PA (aproximadamente 799 km a montante da foz do Rio Amazonas), onde a maré se propaga. O estuário amazônico caracteriza um ambiente energético,
onde a descarga de água doce e as marés oceânicas são os principais agentes responsáveis pela oscilação do nível da água.

Carta Náutica da Barra Norte.
Carta Náutica da Barra Norte.
Os fluxos de transporte atuais e o planejado demonstram forte pressão futura nessa região. Na Barra Norte, a previsão para 2035 é que o fluxo ultrapasse 170 milhões de toneladas de carga. O mapa abaixo ilustra como esse trecho concentra o volume de cargas na junção das regiões hidrográficas do Amazonas e Tocantins, tratando-se, portanto, de uma região de confluência das cargas do Arco Norte.
Fluxo de Transporte na confluência do Tocantins e Amazonas.
Fluxo de Transporte na confluência do Tocantins e Amazonas.
Para maiores informações, acesse o relatório técnico do Plano Geral de Outorgas Hidroviários, disponíveis neste link.
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