Benefícios e Gratuidades

Publicado em 28/04/2021 15h07

Idosos

Pessoas com idade igual ou maior que 60 (sessenta) anos e com renda igual ou menor que 2 (dois) salários mínimos possuem o direito à reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por embarcação para o idoso, no transporte interestadual.

Caso essas vagas já tenham sido preenchidas por outros idosos, é garantido o direito ao desconto mínimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da passagem.

ATENÇÃO! Não estão inclusas na gratuidade para idosos a alimentação servida a bordo e as tarifas de utilização de terminais; exceto se a alimentação for concedida como cortesia a todos os passageiros durante a viagem.

Crianças

Crianças até 5 (cinco) anos de idade tem o direito a viajar de graça, desde que não ocupem acomodação individual.

Pessoas com deficiência

Toda embarcação do transporte interestadual deve garantir 2 (duas) vagas gratuitas para passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida que apresentem a carteira do Passe Livre , emitida pelo Ministério da Infraestrutura.

ATENÇÃO! Não estão inclusas na gratuidade para portadores do Passe Livre a alimentação servida a bordo e as tarifas de utilização de terminais; exceto se a alimentação for concedida como cortesia a todos os passageiros durante a viagem.

Jovem

Toda embarcação do transporte interestadual deve garantir 2 (duas) vagas gratuitas e 2 (duas) vagas com desconto de pelo menos 50% (cinquenta por cento) para jovens com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos e pertencente à família com renda mensal de até 2 (dois) salários mínimos, portador da Identidade Jovem, emitida pelo governo federal.  

ATENÇÃO! Não estão inclusas na gratuidade do jovem a alimentação servida a bordo e as tarifas de utilização de terminais, exceto se a alimentação for concedida como cortesia a todos os passageiros durante a viagem.

 

E NÃO ESQUEÇA: Crianças, idosos e pessoas com dificuldade para andar têm preferência e devem receber ajuda e orientação ao embarcar e desembarcar.

Ficou alguma dúvida? Fale com a gente!

0800 644 5001

ouvidoria@antaq.gov.br