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Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
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Agenda de Estudos 2025-2028

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Publicado em 26/12/2024 09h22 Atualizado em 07/01/2025 17h12

Para melhor nortear o desenvolvimento dos trabalhos, a ANTAQ conta com a Agenda de Estudos que chega a sua segunda versão, agora do período de 2025/2028. Aprovada pelo Acórdão Nº 782-2024-ANTAQ, a Agenda é uma ferramenta de planejamento institucional que visa dar transparência e previsibilidade à competência legal da Agência na produção de estudos e geração de conhecimento sobre o setor regulado de forma a reduzir as assimetrias de informação entre a Antaq e os agentes econômicos regulados. Os estudos contidos na Agenda tem o condão de aprimorar os processos decisórios e operacionais da Agência, produzindo evidências para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas e eficazes.

AGENDA PLURIANUAL DE ESTUDOS
(2025-2028)
Identificação Designação Objetivo(s) Ano Início Previsão de Duração Previsão de Término
P1 Estudo sobre as condições dos acessos terrestres dos portos organizados. Levantar e analisar as condições dos acessos terrestres (rodoviário e ferroviário), focando na possível saturação, na manutenção e nos investimentos previstos e necessários. 2025 4º tri Entre 6 meses a 12 meses 3º tri de 2026
P2 Estudo sobre as condições dos acessos aquaviários dos portos organizados. Levantar e analisar as condições dos acessos aquaviários (canal de acesso externo, canal de acesso interno, berços, etc.), focando na sua compatibilidade às exigências de demandas de movimentação de cargas atual e futura, em relação a evolução das embarcações que utilizam o porto, manutenção de condições adequadas de navegabilidade (saturação, segurança, profundidade, largura, etc.), bem como nos investimentos previstos e necessários. 2025 4º tri Entre 6 meses a 12 meses 3º tri de 2026
P3 Levantamento e análise dos custos, receitas e despesas na operação portuária nacional, por perfil de carga, conforme a segregação do PNLP. Identificar e dimensionar os custos, receitas e despesas inerentes às operações portuárias por perfil de carga visando uma correta dosimetria de preços cobrados. 2025 1º tri Entre 6 meses a 12 meses 4º  tri de 2025
P4 Pesquisa de satisfação dos usuários dos portos (ano-base 2025). Aferir indicadores de satisfação dos usuários dos serviços prestados nos portos outorgados pela Agência. 2025 1º tri Entre 6 meses a 12 meses 4º tri de 2025
P5 Pesquisa de satisfação dos usuários da navegação de cabotagem (ano-base 2025). Aferir indicadores de satisfação dos usuários dos serviços prestados na navegação de cabotagem outorgados pela Agência. 2025 1º tri Entre 6 meses a 12 meses 4º tri de 2025
P6 Atualização das Vias Economicamente Navegadas (ano-base 2025). Levantar a extensão das vias economicamente navegadas (VEN) no ano de 2024. 2025 2º tri Entre  3 meses a 6 meses 3º tri de 2025
P7 Metodologia de cálculo do índice de produtividade dos reajustes e revisões tarifárias dos portos organizados (fator X). Padronizar a metodologia de cálculo do índice de produtividade dos reajustes e revisões tarifárias dos portos organizados ("fator X"). 2025 2º tri Entre 6 meses a 12 meses 1º  tri de 2026
P8  Selo Verde para a Navegação. Criar um "selo ambiental pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para incentivar o uso do modal aquaviário devido aos seus benefícios ambientais, com ênfase na redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), intrínseco desse modal". 2025 4º tri Entre 6 meses a 12 meses 3º tri de 2026
P9 Definição de conceitos e indicadores de prestação de serviço adequado nos portos organizados e instalações portuárias. Definir conceitos, critérios, indicadores, fórmulas e parâmetros definidores de serviço adequado na prestação de serviços nas instalações portuárias. 2025 4º tri Entre 6 meses a 12 meses 3º tri de 2026
P10 Pesquisa de satisfação dos usuários da navegação de travessia (ano-base 2026). Aferir indicadores de satisfação dos usuários dos serviços de navegação de travessia  outorgados pela Agência. 2026 1º tri Entre 6 meses a 12 meses 4º tri de 2026
P11 Preço de referência para outorga do serviço de travessia. Identificar e dimensionar os custos, receitas e despesas inerentes aos serviços prestados na navegação interior de travessia, visando uma correta dosimetria de preços cobrados. 2026 1º tri Entre 6 meses a 12 meses 4º tri de 2026
P12 TKU da navegação interior e das navegações de cabotagem  e longo curso em vias interiores (ano-base 2025). Levantar e analisar o indicador de toneladas por quilômetro útil (TKU) nas vias navegáveis interiores. 2026 2º tri Entre  3 meses a 6 meses 3º tri de 2026
P13 Índice de prestação do serviço adequado em terminais de contêineres - IPSA. Elaborar um índice de prestação de serviço adequado  para terminais de contêineres que indique como os terminais de contêineres estão se comportando frente aos princípios básicos da prestação de serviços aos seus usuários, bem como no cumprimento de seus deveres legais e normativos perante o Poder Público. 2026 3º tri Entre 6 meses a 12 meses 2º tri de 2027
P14 Papel dos agentes intermediários acerca da geração de sobrestadia de contêineres. Descrever a atuação dos diferentes tipos de agentes intermediários.
Examinar a jurisprudência sobre a cobrança de sobreestadia.
Classificar os tipos de agentes intermediários conforme impactos das suas atividades na geração de sobreestadia.
Analisar comparativamente as práticas regulatórias internacionais e brasileiras.
2026 2º tri Entre 6 meses a 12 meses 1º tri de 2027
P15 Impacto econômico, efetividade e análise comparativa para a definição de penalidades da navegação interior. Efetuar a análise do impacto econômico, da efetividade e da análise comparativa com outras instituições objetivando a definição de penalidades da navegação interior. 2026 3º tri Entre 6 meses a 12 meses 2º tri de 2027
P16 Proposição de critérios objetivos para o conceito de "serviço adequado" no transporte público por navegação interior. Propor metodologia de criação e avaliação de critérios de serviço adequado claros e aplicáveis para o transporte público por navegação interior, considerando a influência destes sobre a satisfação dos usuários, a qualidade do serviço e outros fatores necessários. 2026 4º tri Entre 6 meses a 12 meses 3º tri de 2027
P17 Benchmarking internacional sobre embarcações típicas utilizadas no transporte aquaviário de cargas. Identificar e comparar as embarcações típicas utilizadas no transporte aquaviário de cargas no mercado mundial e no nacional, apontando as vantagens e desvantagens, bem como as oportunidades para o mercado brasileiro. 2027 1º tri Entre 6 meses a 12 meses 4º tri de 2027
P18 Caracterização dos serviços de bunkering. Descrever os serviços de bunkering, comparar as práticas regulatórias internacionais e a classificação do tipo de navegação, bem como avaliar a aplicação ao contexto brasileiro. 2027 1º tri Entre  3 meses a 6 meses 2º tri de 2027
P19 Atualização das Vias Economicamente Navegadas (ano-base 2027). Levantar a extensão das vias economicamente navegadas (VEN) no ano de 2026. 2027 2º tri Entre  3 meses a 6 meses 3º tri de 2027
P20 Pesquisa de Satisfação dos Usuários da navegação longitudinal de passageiros e misto (ano-base 2027). Aferir indicadores de satisfação dos usuários dos serviços de navegação longitudinal de passageiros e misto outorgados pela Agência. 2027 2º tri Entre 6 meses a 12 meses 1º tri de 2028
P21 Pesquisa sobre a variação do frete no apoio marítimo e aplicação da frota nacional, com detalhes do tipo da embarcação. Estudar a variação do frete de embarcações no apoio marítimo, bem como a utilização da frota nacional frente à estrangeira, em relação ao tipo da embarcação. 2027 3º tri Entre 6 meses a 12 meses 2º tri de 2028
P22 Diagnóstico do exercício da fiscalização com suporte dos dados da Marinha Mercante. Identificar quais são os dados da Marinha Mercante que efetivamente interessam à atividade de transporte regulado pela ANTAQ, como eles podem ser integrados de forma confiável e como podem ser disponibilizados ao exercício da fiscalização. 2027 3º tri Entre 6 meses a 12 meses 2º tri de 2027
P23 Estudo sobre as opções metodológicas de análise de concentração de mercado na navegação de cabotagem, considerando os acordos operacionais para troca de espaços nas embarcações. Pesquisar  as opções metodológicas de análise de concentração de mercado na navegação de cabotagem, considerando os acordos operacionais para troca de espaços nas embarcações. 2027 4º tri Entre 6 meses a 12 meses 3º tri de 2028
P24 Pesquisa de satisfação dos usuários dos portos (ano-base 2028). Aferir indicadores de satisfação dos usuários dos serviços prestados nos portos outorgados pela Agência. 2028 1º tri Entre 6 meses a 12 meses 4º tri de 2028
P25 Pesquisa de satisfação dos usuários da navegação de cabotagem (ano-base 2028). Aferir indicadores de satisfação dos usuários dos serviços prestados na navegação de cabotagem outorgados pela Agência. 2028 1º tri Entre 6 meses a 12 meses 4º tri de 2028
P26 Parametrização dos conceitos de atraso e omissão de escala no transporte marítimo. Identificar os fatores relevantes para as definições de atrasos e omissões de escala e seus elementos distintivos, quantificar a incidência e analisar comparativamente as definições de atrasos e omissões de escala adotadas pela experiência internacional e avaliar a aplicação ao contexto brasileiro. 2028 1º tri Entre 6 meses a 12 meses 4º tri de 2028
P27 Caracterização das ações de vetting para afretamentos de embarcações. Estudar a prática de vetting no afretamento de embarcações, abordando os fundamentos para a acreditação das entidades, públicas ou privadas, capazes de conduzir o procedimento e os requisitos analisados das embarcações, bem como os impactos positivos e limitações decorrentes de sua eventual obrigatoriedade.  2028 1º tri Entre 6 meses a 12 meses 4º tri de 2028
P28 TKU da navegação interior e das navegações de cabotagem  e longo curso em vias interiores (ano-base 2027). Levantar e analisar o indicador de toneladas por quilômentro útil (TKU) nas vias navegáveis interiores. 2028 2º tri Entre  3 meses a 6 meses 3º tri de 2028
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