Gestão por Processos de Negócio (BPM)
A Resolução Normativa Antaq nº 25 de 2018 criou a Coordenadoria de Gestão de Processos que, após a restruturação ocorrida pela Resolução 116 de 2024, passou a ser denominada Divisão de Processos Organizacionais (DPO).
Com a criação de unidade especializada na Gestão por Processos (GP), a Agência tem implementado a Metodologia de Gestão por Processos (ou Business Process Management - BPM em inglês) na elaboração, revisão e aprovação de processos.
Essa iniciativa visa disseminar soluções que viabilizem a gestão por processos como instrumento contínuo da gestão estratégica.
Além de prestar apoio direto à Gerência de Governança, Gestão e Planejamento (GGGP), a DPO coordena os trabalhos de prestadores de serviços para implantação do Escritório de Gestão de Processos da ANTAQ.
A gestão por processos viabiliza redução de custos, agilidade processual, redirecionamento de recursos e inovação tecnológica. A GP busca a integração entre processos, promove a efetividade e a economicidade dos processos da Agência.
Assim, compete à DPO:
- Gerir a cadeia de valor ANTAQ;
- Manter o repositório de processos mapeados da agência atualizado; e
- Apoiar iníciativas em GP na ANTAQ.
Cadeia de Valor da ANTAQ
A Cadeia de Valor da ANTAQ é composta quatro macroprocessos primários e dois grupos de processos secundários.
- Macroprocessos finalísticos (primários): Regulação, Outorga, Fiscalização e Produção de conhecimento aquaviário.
- Macroprocessos secundários: Governança e Estratégia; Gestão e Suporte.
A cadeia de valor possibilita a visão sistêmica dos processos e serviços realizados pela Agência e está representada pelas imagens a seguir.


