Auditoria Interna

Publicado em 16/11/2020 15h48 Atualizado em 04/01/2022 10h15

A Auditoria Interna da ANTAQ está vinculada administrativamente ao Diretor-Geral e funcionalmente à Diretoria Colegiada. É considerada como instância interna de apoio à governança, tendo em vista realizar trabalhos que avaliam e monitoram riscos e controles internos, comunicando qualquer disfunção identificada à alta administração.

Tem como missão o fortalecimento da gestão organizacional da ANTAQ, por meio de avaliação e consultoria baseadas em riscos, contribuindo para o cumprimento das metas, dos objetivos estratégicos e da comprovação da legalidade.

De acordo com o Regimento Interno da ANTAQ, em seus artigos 41 e 42, compete à Auditoria Interna:

I – fiscalizar as gestões orçamentária, financeira, administrativa, contábil, patrimonial, finalística e demais sistemas administrativos e operacionais, de acordo com o Plano Anual de Atividades de Auditoria aprovado pela Diretoria;

II – elaborar e encaminhar à Diretoria relatório das auditorias realizadas, propondo medidas preventivas e corretivas;

III – responder pela sistematização das informações requeridas pelos órgãos de controle do Governo Federal e Tribunal de Contas da União – TCU;

IV – elaborar e encaminhar os relatórios trimestral e anual de gestão relativos à sua esfera de atuação; e

V – instruir respostas a consultas inerentes à sua esfera de atuação.

VI – controlar as demandas advindas dos órgãos de controle externo.

 

Nesta seção, são divulgadas informações referentes ao resultado de auditorias realizadas na ANTAQ.

Planos Anuais da Auditoria Interna (PAINT)

O PAINT tem a finalidade de definir os trabalhos prioritários a serem realizados anualmente, sendo orientados pelos princípios da autonomia técnica, da objetividade e da harmonização com as estratégias, os objetivos e os riscos inerentes a cada atividade.

O plano é desenvolvido com base nas diretrizes da Instrução Normativa SFC/CGU nº 9, de 9 de outubro de 2018, que estabelece a sistemática para elaboração, comunicação e aprovação do Plano Anual de Auditoria Interna – PAINT.

Para sua elaboração, consideram-se o planejamento estratégico da Agência, as expectativas da alta administração e os riscos significativos aos quais a área auditada está exposta, bem como os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

O processo de elaboração do PAINT, para cada exercício, é desenvolvido pela Auditoria Interna, sendo sujeito à aprovação pela Diretoria Colegiada e pela Controladoria-Geral da União- CGU.

2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016

Relatórios Anuais de Atividades da Auditoria Interna (RAINT)

O RAINT contém todas as informações relativas a execução do PAINT, bem como análise dos resultados decorrentes dos trabalhos de auditoria realizados ao longo do exercício correspondente.

A elaboração do relatório segue as diretrizes da Instrução Normativa SFC/CGU nº 9, de 9 de outubro de 2018.

2020 2019 2018 2017 2016 2015

Manual de Conduta – Colaboradores da Auditoria

O presente manual estabelece os princípios básicos de ética e as regras de conduta a serem observados pelos colaboradores da Auditoria Interna, no desempenho de suas atividades profissionais, para promover uma cultura ética, baseada na confiança, na integridade das informações, na eficácia e eficiência de operações, na proteção do patrimônio e dos ativos e na conformidade às leis, normativos e contratos.

Estatuto da Auditoria Interna da ANTAQ

O Estatuto é o instrumento que estabelece o conjunto de regras de organização e de funcionamento da Unidade de Auditoria Interna da Agência.

Em atendimento à Instrução Normativa nº 13, de 06 de maio de 2020, a ANTAQ aprovou o “Estatuto da Auditoria Interna da Agência Nacional de Transportes Aquaviários”, por meio da Portaria nº 300/DG, de 11 de dezembro de 2020.