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Nova Solicitação

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Publicado em 29/03/2021 16h31 Atualizado em 30/03/2021 13h19

Esta funcionalidade permite à Operadora cadastrar uma nova solicitação.

Para acessar o cadastro, na tela principal, clicar no ícone “Nova solicitação”. Será exibida a tela para cadastro de uma nova movimentação que comporá a solicitação:

Dados da solicitação

Dados da solicitação

  1. Registro ANS - Número do registro da operadora na ANS.
  2. Nome da operadora - Razão social da operadora cadastrada na ANS.
  3. Status da solicitação - Status da solicitação. Enquanto está sendo criada, o status sempre será “Aberta”.
  4. Data de envio - Data em que a operadora enviou a solicitação à ANS.
  5. Data do recebimento – Data em que a solicitação foi recebida pela ANS. No caso de solicitações que envolvam pagamento de taxa (TAP), a data de recebimento será a data de pagamento da GRU.
    No caso da solicitação ter sido cancelada, esta data será substituída pela “Data de cancelamento” da solicitação.
  6. Número do protocolo – Número do protocolo gerado pelo sistema ao enviar a solicitação.
  7. Número da GRU - Número da Guia de Recolhimento da União – GRU, gerada pelo sistema, relativa à Taxa por Alteração de Dados de Produto – TAP devida para a solicitação. Quando a solicitação não gerar TAP, esse campo ficará vazio.
  8. Selecione o tipo de movimentação - Selecione qual o tipo de movimentação de rede hospitalar que deseja realizar: Redimensionamento por redução ou Substituição.
    Ao selecionar o tipo de movimentação, será exibido o formulário correspondente para ser preenchido.
    Caso o usuário deseje retornar, deve clicar no botão “Voltar”.
  • Tipo de movimentação - Redimensionamento por Redução

    Caso esse tipo de alteração de rede hospitalar seja selecionado, será apresentada a seguinte tela:


    Redimensionamento por Redução
    Clique na imagem para ampliá-la.

    O usuário deverá preencher os seguintes dados:


    1. Prestador a ser excluído
      Para selecionar o prestador hospitalar a ser excluído, deverá clicar no botão “Buscar”. Ver item 3.4.
      Após a seleção de um prestador, o botão “Buscar” será substituído pelo botão “Alterar”, que poderá ser utilizado para alterar o prestador já selecionado.
    2. Prestador a ser excluído
      Clique na imagem para ampliá-la.
    3. Motivo de redimensionamento
      Deverá ser selecionado qual o motivo do redimensionamento. Podendo ser:
      • Interesse da Operadora – deve ser utilizado quando a motivação para exclusão do prestador é somente por interesse da operadora. Ao ser selecionado esse motivo deverá ser informada a quantidade de internações realizadas no prestador a ser excluído, nos últimos 12 meses, pelos planos a serem alterados.
      • Interesse exclusivo do prestador – deve ser selecionado quando a exclusão é motivada por interesse exclusivo do prestador.
      • Encerramento de atividades do prestador – deve ser selecionado quando o motivo da exclusão for por encerramento de atividades do prestador.
      • Rescisão contratual entre o prestador e a operadora intermediária – deve ser utilizado quando o prestador a ser excluído for contratado de forma indireta pela operadora solicitante e sua exclusão já tiver sido autorizada para a operadora intermediária.
    4. Planos a serem alterados
      Para selecionar os planos a serem alterados na movimentação, deverá clicar no botão “Buscar”. Ver item 3.5.
      Caso deseje remover um plano já selecionado, clique na caixa de seleção ao lado do Código/Nº de registro do plano e clique no botão “Remover”.
      Caso o motivo do redimensionamento seja “Encerramento das atividades do prestador”, automaticamente a lista de todos os planos vinculados ao prestador selecionado será exibida, não sendo permitida a remoção de nenhum dos planos apresentados.
      A lista de planos selecionados poderá ser exportada para Excel através do botão “Exportar para Excel”.
      A lista de planos a serem alterados poderá ser ordenada por qualquer uma das colunas, basta clicar no título da coluna desejada.
      Prestador a ser excluído
      Clique na imagem para ampliá-la.
    5. Data de vigência
      Deverá ser informada a data de fim de vínculo entre o prestador a ser excluído e o(s) plano(s) a ser(em) alterado(s).
      Esta data não poderá ser inferior à data de envio da solicitação nem superior a 60 dias da data de cadastro da movimentação.
      Para incluir a nova movimentação, o usuário deve preencher todos os campos e concordar com a declaração apresentada clicando na caixa de seleção (exceto para o motivo Rescisão contratual entre o prestador e a operadora intermediária) e depois clicar no botão “Concluir”.
      Caso clique no botão “Cancelar”, a inclusão da nova movimentação será cancelada.
  • Tipo de movimentação - Substituição

    Caso esse tipo de alteração de rede hospitalar seja selecionado, será apresentada a seguinte tela:


    Substituição
    Clique na imagem para ampliá-la.

    O usuário deverá preencher os seguintes dados:

    1. Prestador a ser excluído
      Para selecionar o prestador hospitalar a ser excluído, deverá clicar no botão “Buscar”. Ver item 3.4.
      Na substituição poderá ser selecionado mais de um prestador a ser excluído. Após o 1º.prestador ser selecionado, o usuário deverá clicar no botão “Adicionar Prestador ” e selecionar outro prestador a ser excluído. Essa ação poderá ser repetida quantas vezes for necessária.
      Caso deseje remover um prestador já selecionado, clique na caixa de seleção ao lado do CNPJ do prestador e clique no botão “Remover”.
    2. Substituição
      Clique na imagem para ampliá-la.
    3. Prestador a ser incluído
      Para selecionar um prestador hospitalar a ser incluído na rede do plano a ser alterado, mas que já esteja cadastrado na rede da operadora, deverá clicar no botão “Buscar”. Ver item 3.4.
      Se o prestador a ser incluído for novo na rede da operadora, o usuário poderá realizar o cadastro do prestador clicando no botão “Cadastrar novo prestador”. Ver item 3.6.
      Na substituição poderá ser selecionado mais de um prestador a ser incluído. Após o 1º. prestador ser selecionado, o usuário deverá clicar no botão “Adicionar Prestador” e selecionar outro prestador a ser incluído. Essa ação poderá ser repetida quantas vezes for necessária.
      Caso deseje remover um prestador já selecionado, clique na caixa de seleção ao lado do CNPJ do prestador e clique no botão “Remover”.
      Substituição
      Clique na imagem para ampliá-la.
    4. Planos a serem alterados
      Para selecionar os planos a serem alterados na movimentação, deverá clicar no botão “Buscar”. Ver item 3.5.
      Caso deseje remover um plano já selecionado, clique na caixa de seleção ao lado do Código/Nº de registro do plano e clique no botão “Remover”.
      A lista de planos selecionados poderá ser exportada para Excel através do botão “Exportar para Excel”.
      A lista de planos a serem alterados poderá ser ordenada por qualquer uma das colunas, basta clicar no título da coluna desejada.
    5. Substituição
      Clique na imagem para ampliá-la.
    6. Data de vigência
      Deverá ser informada a data de fim de vínculo entre o(s) prestador(es) a ser(em) excluído(s) e o(s) plano(s) a ser(em) alterado(s). Esta também será a data de início de vínculo do(s) prestador(es) a ser(em) incluído(s) e o(s) planos(s) a ser(em) alterado(s).
    7. Esta data não poderá ser inferior à data de envio da solicitação nem superior a 60 dias da data de cadastro da movimentação.

    Para incluir a nova movimentação, o usuário deve preencher todos os campos e concordar com a declaração apresentada clicando na caixa de seleção (exceto para o motivo Rescisão contratual entre o prestador e a operadora intermediária) e depois clicar no botão “Concluir”.

    Caso clique no botão “Cancelar”, a inclusão da nova movimentação será cancelada.

  • Busca de prestador

    Esta funcionalidade permite pesquisar e selecionar o prestador hospitalar que deseja excluir ou incluir (no caso de substituição) na movimentação. A seguinte tela é apresentada:


    Busca prestador
    Clique na imagem para ampliá-la.

    O sistema permite a pesquisa pelos parâmetros apresentados na tela:

    • CNPJ – permite a consulta digitando apenas a raiz do CNPJ ou o número completo.
    • Nome/Razão social – permite a consulta digitando apenas parte da razão social.
      O sistema diferencia palavras com ou sem acento.
    • CNES – permite a consulta digitando o número do CNES.
    • UF – permite a consulta por uma UF.
    • Município – para realizar a consulta por município, a UF correspondente deve estar selecionada.

    Para realizar a pesquisa, basta digitar o valor dentro do campo relativo ao parâmetro desejado e clicar no botão “Buscar”.

    É obrigatório o preenchimento de pelo menos um fi ltro para a pesquisa.

    Pode ser utilizado mais de um fi ltro ao mesmo tempo.


    Exemplo de resultado, considerando a pesquisa pelo Nome/Razão Social:

    Busca prestador
    Clique na imagem para ampliá-la.

    Como pode ser visto, a exibição do resultado mostrará, nesta ordem: CNPJ, Nome/Razão social, CNES, UF e Município.

    Para selecionar o prestador desejado, o usuário deve clicar na caixa de seleção ao lado do CNPJ do prestador e clicar no botão “Selecionar”.

    Para limpar os campos de pesquisa e o resultado da busca, clique no botão “Limpar filtro”.

  • Busca de plano

    Esta funcionalidade permite pesquisar e selecionar os planos a serem alterados na movimentação.
    A seguinte tela é apresentada:

    Busca plano
    Clique na imagem para ampliá-la.

    Quando o usuário acessar a tela de busca de planos, o sistema irá mostrar a lista de planos vinculados ao prestador a ser excluído. No caso de movimentação de substituição que envolva mais de um prestador a ser excluído, a lista de planos apresentada será a da interseção dos planos vinculados aos prestadores selecionados.

    A fim de delimitar a lista de planos apresentada, o sistema permite o filtro pelos parâmetros apresentados na tela:

    • Código/Nº de registro – permite o filtro pelo código/número de registro do plano.
    • Nome do plano – permite o filtro pelo nome do plano.
    • Abrangência geográfica – permite filtrar pela abrangência geográfica do plano.
    • Tipo de contratação – permite o filtro pelo tipo de contratação do plano.
    • Segmentação assistencial – permite filtrar pela segmentação assistencial do plano.
    • Situação – permite filtrar pela situação de comercialização do plano.

    Os filtros “Código/Nº de registro” e “Nome do plano” permitem a consulta digitando apenas parte do conteúdo. Os demais filtros apresentarão apenas opções que estejam presentes na lista de planos apresentada.

    Pode ser utilizado mais de um filtro ao mesmo tempo.

    A exibição da lista mostrará as seguintes colunas, nesta ordem: Código/Nº de registro, Nome do plano, Tipo de contratação, Segmentação assistencial, Abrangência geográfica e Situação.

    A lista de planos vinculados ao prestado r a ser excluído poderá ser ordenada por qualquer uma das colunas, basta clicar no título da coluna desejada.

    Para selecionar o(s) plano(s) desejado(s), o usuário deve clicar na caixa de seleção ao lado do Código/Nº de registro do plano e clicar no botão “Selecionar”. Caso deseje selecionar todos os planos da lista, pasta clicar na caixa de seleção da coluna. Todos os planos serão selecionados.

    Para limpar os campos de filtro e a lista de planos vinculados ao prestador a ser excluído voltar a ser exibida integralmente, clique no botão “Limpar filtro”.

  • Cadastro de novo prestador

    Esta funcionalidade permite cadastrar um novo prestador a ser incluído na rede operadora, o qual será vinculado ao plano a ser alterado, no momento do cadastro de uma movimentação de substituição. Ao clicar no botão “Cadastrar novo prestador”, a seguinte tela é apresentada:

    Cadastro novo prestador
    Clique na imagem para ampliá-la.

    O usuário deverá preencher os seguintes dados:

    1. CNPJ
      Deverá ser preenchido, obrigatoriamente, o CNPJ do prestador a ser cadastrado.
      Após isso, o usuário deverá clicar no botão “Consultar CNES” para que o sistema faça a validação do CNPJ com a base de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES.
      Se o CNPJ informado não possuir CNES cadastrado, o sistema irá habilitar todos os demais campos para preenchimento.
      Se o CNPJ informado possuir CNES cadastrado, o sistema irá exibir a tela abaixo para que o usuário selecione o CNES do prestador a ser cadastrado.
      Cadastro de novo prestador
      Clique na imagem para ampliá-la.
      Após selecionar o CNES, o sistema irá preencher, automaticamente, os campos: CNES, Nome/ Razão social, UF e Município. Somente o campo Nome/Razão social poderá ser alterado pelo usuário.
    2. CNES
      Se o CNPJ informado possuir CNES cadastrado, o sistema irá preencher automaticamente este campo com o CNES selecionado pelo usuário na tela anterior. Se não possuir CNES cadastrado, esse campo será desabilitado.
    3. Nome/Razão social
      Deverá ser preenchido o Nome/Razão social do prestador a ser cadastrado. Este campo será preenchido automaticamente caso o CNPJ informado possua CNES cadastrado, entretanto, será permitida sua edição.
    4. Classificação do estabelecimento
      A classificação sempre será Assistência Hospitalar. Este campo estará sempre desabilitado.
    5. UF
      Deverá ser preenchida a UF do prestador a ser cadastrado. Se o CNPJ informado possuir CNES cadastrado, o sistema irá preencher automaticamente a UF.
    6. Município
      Deverá ser preenchido o município do prestador a ser cadastrado. Se o CNPJ informado possuir CNES cadastrado, o sistema irá preencher automaticamente o município.
    7. Relação com a entidade hospitalar
      Deverá ser preenchido o tipo de relação entre o prestador e a operadora. Podendo ser:
      Contratualizado ou Próprio.
    8. Tipo de contratualização
      Se a relação com a entidade hospitalar for Contratualizado, deverá ser preenchido o tipo de contratualização com o prestador. Podendo ser: Direta ou Indireta. Caso a relação com a entidade hospitalar seja Próprio, esse campo será desabilitado.
    9. Registro ANS da operadora intermediária
      Se o tipo de contratualização for Indireta, deverá ser preenchido o número de registro ANS da operadora intermediária. Caso o tipo de contratualização seja Direta ou a relação entre o prestador e a operadora for Próprio, esse campo será desabilitado.
    10. Data de contratualização
      Deverá ser preenchida a data de contratualização com o prestador. A data não poderá ser inferior à 07/07/2003 (data da publicação da Resolução Normativa nº 42/2003). Caso a relação entre o prestador e a operadora seja Próprio, esse campo será desabilitado.
    11. Disponibilidade de serviços
      Deverá ser preenchida qual a disponibilidade de serviços do prestador contratada. Podendo ser:
      Total ou Parcial
    12. Data de início da prestação dos serviços
      Deverá ser preenchida a data de início da prestação dos serviços pelo prestador na operadora.
    13. Urgência/Emergência
      Deverá ser informado se o prestador prestará serviço de urgência/emergência.

    Para incluir o cadastro do novo prestador na movimentação, o usuário deve preencher todos os campos e clicar no botão “Cadastrar”.

  • Detalhamento da solicitação

    Após a inclusão de uma nova movimentação, o sistema irá exibir a tela de detalhamento da solicitação.

    Detalhamento da solicitacao
    Clique na imagem para ampliá-la.

    No quadro “Movimentações cadastradas”, serão exibidas todas as movimentações cadastradas para esta solicitação.

    Nesta tela, o sistema disponibiliza as seguintes ações para o usuário:

    1. Visualizar detalhes
      Ao clicar nesse botão, o sistema exibe todos os dados da movimentação. Ver item 4.3.
    2. Voltar
      Ao clicar nesse botão, o sistema sai da tela de detalhamento da solicitação, retornando para a tela anterior.
    3. Exportar para Excel
      O sistema permite que o usuário exporte para Excel os dados do quadro que está sendo exibido. O sistema irá gerar um arquivo .xls para download.
    4. Inserir nova movimentação
      Essa opção permite ao usuário cadastrar uma nova movimentação na solicitação em aberto. Veritem 3.1.
      Essa ação só é possível quando o status da solicitação for “Aberta”.
    5. Concluir
      Essa ação só é possível quando o status da solicitação for “Aberta”. O sistema conclui o cadastro de uma solicitação em aberto, apresentando ao usuário uma tela de Declaração.
      Para envio da solicitação à ANS, o usuário deverá concordar com a declaração apresentada e clicar no botão “Enviar solicitação”.
      Neste momento, o sistema calcula o valor da Taxa por Alteração de Dados de Produto – TAP devida para a solicitação.
      O sistema apresenta uma tela de Envio com sucesso da solicitação à ANS. Caso seja necessário o pagamento da TAP para a solicitação, o usuário poderá imprimir a GRU gerada clicando no botão “Imprimir GRU”. Caso não seja devido pagamento de TAP para a solicitação, o usuário deverá clicar no botão “Fechar”.
      Importante: As solicitações de alteração de rede hospitalar que envolvam pagamento de TAP só serão recebidas na ANS após a identifi cação do pagamento da GRU.
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