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Acompanhamento de Solicitações

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Publicado em 30/03/2021 13h32 Atualizado em 30/03/2021 14h19

Esta funcionalidade permite à Operadora cadastrar uma nova solicitação.

Para acessar a consulta, na tela principal, clicar no ícone “Acompanhamento de solicitações”. Será exibida a tela para consulta com duas abas: Solicitação e Movimentação.

Acompanhamento de solicitações
Clique na imagem para ampliá-la.



Aba “Solicitação”

  • Solicitações cadastradas

    Esta funcionalidade permite a pesquisa das solicitações cadastradas no sistema. Será exibida uma lista como resultado da pesquisa de acordo com os filtros utilizados. A seguinte tela de pesquisa é apresentada:

    Solicitações cadastradas
    Clique na imagem para ampliá-la.
  • Três parâmetros
    • Número do protocolo – permite a consulta digitando o número do protocolo.
    • Status da solicitação – a consulta poderá ser feita pelo status da solicitação:
      • Aberta – solicitação que ainda não foi concluída.
      • Aguardando pagamento – solicitações que estão aguardando o pagamento da GRU.
      • Aguardando análise – solicitações que já tiveram a GRU paga ou solicitações que não geraram GRU para pagamento e estão aguardando a análise de mérito das movimentações.
      • Analisada – solicitações cujas movimentações já foram analisadas.
      • Cancelada por solicitação da operadora – solicitações que foram canceladas pela operadora.
      • Cancelada por falta de pagamento – solicitações que foram canceladas por falta de pagamento da GRU. Caso não seja identifi cado o pagam ento da GRU devida para a solicitação, em até 10 dias após a data de vencimento da GRU, a solicitação será cancelada automaticamente pelo sistema.
      • Aguardando reconsideração – solicitações que estão com uma ou mais movimentações aguardando a análise de solicitação de reconsideração.
    • Período de envio – permite a consulta por uma data ou um período de envio da solicitação.
      • De – se somente essa data for preenchida, o sistema pesquisa solicitações que foram enviadas a partir desta data.
      • Até – se somente essa data for preenchida, o sistema pesquisa solicitações que foram enviadas até esta data.
      • Se ambas as datas forem preenchidas, o sistema pesquisa solicitações enviadas dentro do período informado.

    Para realizar a pesquisa, basta digitar o dado dentro do campo relativo ao parâmetro desejado e clicar no botão “Buscar”. Pode ser utilizado mais de um filtro ao mesmo tempo.

    Caso nenhum campo seja preenchido e o botão “Buscar” seja clicado, o sistema pesquisa todas as solicitações cadastradas.

    Se desejar realizar uma nova consulta, o botão “Limpar filtro” apaga o filtro preenchido e o resultado da consulta anterior.

  • Exemplo de resultado

    Exemplo de resultado, considerando a pesquisa pelo status da solicitação:

    Exemplo de resultado
    Clique na imagem para ampliá-la.

    Como pode ser visto, a exibição do resultado mostrará, nesta ordem: Número do protocolo, Status e Data de envio, além dos ícones:

    Visualizar detalhes – detalhamento dos dados da solicitação, apresentando todas as movimentações cadastradas na solicitação. Ver item 3.7.
    Consultar GRU – imprime a Guia de Recolhimento da União - GRU gerada para a solicitação. Esse ícone só estará disponível quando a solicitação estiver “Aguardando pagamento”.
    Imprimir solicitação – imprime o relatório com os dados de todas as movimentações da solicitação. Ver item 4.4.4.
    Comprovante – imprime o comprovante de análise da solicitação. Neste documento também serão detalhados os dados da Memória de Cálculo da TAP para a solicitação. Esse ícone só estará disponível quando a solicitação já tiver sido concluída e enviada. Ver exemplo abaixo.
    Cancelar ou Excluir – cancela ou exclui a solicitação no sistema. Quando a solicitação estiver com status “Aberta”, essa função irá excluir a solicitação do sistema, não podendo ser consultada posteriormente. Quando o status estiver “Aguardando pagamento” ou “Aguardando análise”, essa função irá cancelar a solicitação enviada.

    O sistema permite exportar o resultado da consulta para Excel. Para isso, basta clicar no botão “Exportar para Excel” e o sistema irá gerar um arquivo .xls com todos os registros do resultado.

  • Exemplo de relatório do Comprovante da análise

    Exemplo de resultado, considerando a pesquisa pelo status da solicitação:


    Exemplo de relatório do Comprovante da análise
    Clique na imagem para ampliá-la.



Aba “Movimentação”

Esta funcionalidade permite a pesquisa das movimentações cadastradas no sistema. Será exibida uma lista com o resultado da pesquisa de acordo com os filtros utilizados. A seguinte tela de pesquisa é apresentada:

  • Parâmetros da tela

    O sistema permite a pesquisa pelos sete parâmetros apresentados na tela:

    Aba Movimentação
    Clique na imagem para ampliá-la.

      1. Prestador a ser excluído

        Permite a consulta de movimentações por prestador a ser excluído. Para selecionar o prestador, o usuário deve clicar no ícone de busca e selecionar o prestador desejado. Ver item 3.4.

      2. Prestador a ser incluído

        Permite a consulta de movimentações por prestador a ser incluído. Para selecionar o p restador, o usuário deve clicar no ícone de busca e selecionar o prestador desejado. Ver item 3.4.

      3. Plano a ser alterado

        Permite a consulta de movimentações por um determinado plano. Para selecionar o plano, o us uário deve clicar no ícone de busca e selecionar o plano desejado. A busca poderá ser feita pelo Código/Nº de registro e/ou Nome do plano.

      4. Tipo de movimentação

        Permite a consulta pelo tipo de movimentação: Redimensionamento ou Substituição. Ao escolher a opção Substituição, o campo “Motivo do redimensionamento” ficará desabilitado.

      5. Motivo do redimensionamento

        Permite a consulta pelo motivo do redimensionamento. Nesse caso, somente movimentações do tipo redimensionamento serão pesquisadas.

      6. Período de envio

        Permite a consulta por uma data ou um período de envio da solicitação.

        • De – se somente essa data for preenchida, o sistema pesquisa movimentações de solicitações que foram enviadas a partir desta data.
        • Até – se somente essa data for preenchida, o sistema pesquisa movimentações de solicitações que foram enviadas até esta data.
        • Se ambas as datas forem preenchidas, o sistema pesquisa movimentações de solicitações enviadas dentro do período informado.
      7. Resultado da análise

        A consulta poderá ser feita pelo resultado da análise da movimentação:

        • Não analisada – movimentações que ainda não foram analisadas, ou seja, que pertençam a solicitações com status “Aberta”, “Aguardando pagamento” ou “Aguardando análise”.
        • Deferida – movimentações que foram analisadas e que foram deferidas.
        • Indeferida – movimentações que foram analisadas e que foram indeferidas.
        • Aguardando reconsideração – movimentações que estejam aguardando a análise da solicitação de reconsideração.
        • Cancelada – movimentações cujas solicitações foram canceladas, seja por solicitação da operadora ou por falta de pagamento da GRU.

        Para realizar a pesquisa, basta digitar o dado dentro do campo relativo ao parâmetro desejado e clicar no botão “Buscar”. Pode ser utilizado mais de um filtro ao mesmo tempo.

        Caso nenhum campo seja preenchido e o botão “Buscar” seja clicado, o sistema pesquisa todas as movimentações cadastradas.

        Se desejar realizar uma nova consulta, o botão “Limpar filtro” apaga o filtro preenchido e o resultado da consulta anterior.

    Exemplo de resultado, considerando a pesquisa pelo motivo do redimensionamento:
        Exemplo de resultado
        Clique na imagem para ampliá-la.

    Como pode ser visto, a exibição do resultado mostrará, nesta ordem: No do protocolo, No da movimentação, Data de envio, Tipo, CNPJ a ser excluído, CNPJ a ser incluído e Resultado da análise, além do ícone:

    1. Visualizar detalhes – detalhamento dos dados da movimentação. Ver item 4.3.

    O sistema permite exportar o resultado da consulta para Excel. Para isso, basta clicar no botão “Exportar para Excel” e o sistema irá gerar um arquivo .xls com todos os registros do resultado.

Detalhamento da movimentação

Essa tela será exibida sempre que o usuário clicar no ícone “Visualizar detalhes” da movimentação. Esse ícone está disponível na tela de detalhamento da solicitação e na tela de consulta de movimentação.

  • Movimentação do tipo redimensionamento

    Para movimentação do tipo redimensionamento, motivada por interesse da operadora por exemplo, a seguinte tela é apresentada:

    Detalhamento da movimentação
    Clique na imagem para ampliá-la.
  • Movimentação do tipo substituição

    Para movimentação do tipo substituição a seguinte tela é apresentada:

    Movimentação do tipo substituição
    Clique na imagem para ampliá-la.



Ações da tela de detalhamento da movimentação

Na tela de detalhamento da movimentação serão disponibilizadas algumas ações para o usuário, dependendo do status em que a solicitação/movimentação se encontre.

Açõe s da tela de detalhamento da movimentação
Clique na imagem para ampliá-la.



  • Editar

    Esta funcionalidade permite ao usuário editar a mov imentação.

    Ao clicar nessa ação, o sistema habilita todos os campos para edição.

    Essa ação só estará habilitada quando a solicitação ainda não tiver sido concluída, ou seja, quando estiver com status “Aberta”.

  • Excluir

    Esta funcionalidade permite ao usuário excluir a movimentação.

    Ao clicar nessa ação, o sistema excluir a movimentação do sistema e todas as informações dela serão apagadas. A movimentação excluída não poderá ser consultada posteriormente.

    Essa ação só estará habilitada quando a solicitação ainda não tiver sido concluída, ou seja, quando estiver com status Aberta.

  • Solicitar Reconsideração

    Esta funcionalidade permite ao usuário solicitar a reconsideração da análise de uma movimentação que tenha sido “Indeferida”.

    Essa ação só estará habilitada quando o Resultado da análise da movimentação for “Indeferida”.

    A solicitação de reconsideração poderá ser feita apenas uma vez e em até 15 dias da data de análise da movimentação.

    Ao clicar nessa ação, o sistema exibirá a tela abaixo:

    Solicitar Reconsideração
    Clique na imagem para ampliá-la.

    O usuário deverá preencher os seguintes dados:

    1. Justificativa

      Deverá ser preenchida a justifi cativa para a solicitação de reconsideração. Campo obrigatório. Máximo de 1.000 caracteres.

    2. Anexar

      A anexação de arquivos é opcional.

      Ao clicar nesse botão, o usuário deverá selecionar os arquivos que serão encaminhados à ANS para embasar a análise de sua solicitação.

      Poderão ser enviados no máximo 5 arquivos, com limite de 5 Mb cada e somente extensão .pdf.


    Para enviar a solicitação, o usuário deve preencher os campos e clicar no botão “Enviar”.



  • Imprimir

    Esta funcionalidade permite ao usuário imprimir o relatório com os dados da movimentação.

    Ao clicar nessa ação, o sistema realizará o download do arquivo em .pdf conforme exemplo abaixo:

    Tela de solicitação de dados da operadora.
    Clique na imagem para ampliá-la.
  • Acompanhar a análise

    Nesta funcionalidade o sistema exibe todo o histórico das análises da movimentação: Resultado da análise da movimentação; Solicitação de reconsideração enviada e Resultado da análise da solicitação reconsideração, caso tenha sido solicitada.

    Ao clicar nessa ação, o sistema exibirá a tela abaixo:

    Imprimir
    Clique na imagem para ampliá-la.
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