Notícias
Relatório de Acompanhamento de Barragens - 12/01/2022
Dia 12/01/2021 (Quarta-feira)
Os fiscais da Divisão de Segurança de Barragens de Mineração em MG (DISBM-MG), unidade da Gerência Regional, inspecionaram três barragens da empresa Minerita Minérios Itaúna: B1, B2 e B3, todas localizadas no município mineiro de Itatiaiuçu.
A vistoria está relacionada ao relato da obstrução parcial do extravasor da barragem B2 e, a construção de um extravasor secundário, para complementar a capacidade de vertimento, em caso de emergência. Na ocasião, a equipe também fiscalizou as barragens B1 e B3, tendo em vista observar a resposta dessas estruturas ao intenso período de chuvas. Durante a fiscalização foram identificadas trincas e erosão no barramento das barragens B1, B2 e B3. Contudo, na avaliação da equipe, as anomalias não representam risco de ruptura iminente para as barragens.
Ao final da inspeção, a equipe da Agência notificou a empresa e realizou exigências para correção das anomalias.
A ANM, em parceria com órgãos do Governo Federal e do governo de Minas Gerais consegui que fosse disponibilizado helicóptero para aumentar a eficiência da fiscalização, permitindo acesso aos locais onde há restrição devido a condição das pistas e rodovias. A demanda foi liberada após reunião da ANM com o Ministério do Desenvolvimento Regional. Participaram do encontro o Diretor-Geral substituto da ANM, Sr. Guilherme Gomes, o Superintendente de Produção Mineral, Sr. Roger Cabral e o Gerente de Segurança de Barragens, Sr. Luiz Paniago.