Notícias
Perfil da ANM no Instagram alcança 10 mil seguidores e amplia estratégia de comunicação informativa e inclusiva
Com foco em conteúdos acessíveis, didáticos e visuais, o perfil da Agência Nacional de Mineração (ANM) no Instagram atingiu a marca de 10 mil seguidores nesta quarta-feira (14/1). O feito ocorre cerca de três meses após a reativação da conta institucional na plataforma.
Entre 28 de outubro de 2025 e 14 de janeiro de 2026, o perfil conquistou aproximadamente 1.000 novos seguidores, crescimento de cerca de 11% no público. A maior parte dos seguidores está concentrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Pará, o que reflete o interesse de regiões com forte presença da atividade mineral.
Desde a retomada das publicações, o perfil também registrou mais de 260 mil visualizações e alcançou cerca de 60 mil contas, o que representa um aumento de 10.146% no alcance. Entre os conteúdos mais visualizados estão a publicação sobre os 10 anos do rompimento da barragem de Mariana (41 mil visualizações), um carrossel com o ranking dos municípios que mais arrecadam royalties da mineração (25 mil visualizações) e o post que marcou o retorno do perfil institucional ao Instagram (20 mil visualizações).
De acordo com o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, a mineração é uma atividade estratégica para o Brasil e explicar esse panorama para a população é determinante para o desenvolvimento do país. “Ter uma comunicação forte e engajada é essencial. O alcance conquistado pelos nossos perfis nas redes sociais representa uma grande realização”, destacou.
A estratégia da equipe de comunicação da ANM é reposicionar a marca na plataforma e fortalecer a percepção positiva do público sobre as ações da instituição. O mote “ANM: guardiã da soberania mineral do Brasil” orienta a abordagem editorial, com o objetivo de apresentar, em linguagem simples e informativa, o compromisso social, econômico, ambiental e de desenvolvimento associado à atuação da agência.
O geólogo da ANM Lucas Marinho destaca que o formato visual atrativo facilita a assimilação das informações. “Um dos posts de que mais gostei foi o mais recente, que aborda a composição mineral das turbinas eólicas. A publicação estabelece uma ponte entre os elementos químicos, os minérios e sua aplicação na sociedade. Iniciativas como essa aproximam o nosso trabalho do público e mostram que a mineração não é uma atividade apenas teórica, mas essencial ao cotidiano”, comenta.
O uso de formatos lúdicos e ilustrativos é exemplificado também pela animação publicada em novembro sobre minerais críticos, que permite alcançar diferentes públicos — inclusive o infantil — e explicar, de forma clara, a importância desses elementos no contexto geopolítico global.
O perfil reúne ainda conteúdos sobre mineração responsável, segurança de barragens, ações de fiscalização, licenciamento de água mineral, paleontologia, processos regulatórios e temas relacionados ao escopo institucional da ANM. A conta também funciona como canal informativo para a divulgação de agendas da diretoria colegiada e de oportunidades de participação social, como consultas públicas.
O próximo passo é ampliar ainda mais o alcance do perfil no Instagram, consolidando-o como referência na divulgação de conhecimento científico sobre a mineração e como fonte legítima e confiável em temas relacionados à regulação da atividade minerária.
Canais estratégicos de comunicação da ANM
Terceiro maior ambiente de interação digital no Brasil, o Instagram possibilita o uso de recursos visuais e narrativos que facilitam a comunicação de temas do setor mineral. “Os assuntos da mineração são complexos, mas não devem estar distantes do público. A mineração está presente em tudo o que fazemos, da alimentação ao uso do celular”, afirma o assessor de comunicação institucional da ANM, Tiago Souza.
Além do Instagram, a ANM mantém presença no LinkedIn, voltada à identidade corporativa digital, e no site oficial, onde são publicados notícias e comunicados institucionais.
Canais oficiais da ANM:
Instagram: https://is.gd/NQ0jNf
LinkedIn: https://is.gd/hfXXwm
Site oficial: https://is.gd/bTXkPP
