Notícias

MASA informa à ANM que a Barragem do Vené, no Maranhão, não sofreu alterações com fortes chuvas

Tempestades alagaram a região ao redor da estrutura, que se mantém intacta e operando normalmente
Publicado em 26/03/2021 18h08

A Barrragem do Vené, da empresa Mineração Aurizona S.A. (MASA), não sofreu alterações em suas estruturas com as chuvas intensas que caíram na região do município de Godofredo Viana, no Maranhão, e comunidade de Aurizona esta semana (23 e 24/03). A informação é da própria mineradora, que vem sendo alvo de notícias falsas. A ANM está acompanhando as barragens do local e pediu reforço no monitoramento das barragens na região. 

Durante a quarta e quinta-feira desta semana, foram registrados 426 milímetros de chuva ao norte do Maranhão, causando alagamentos e interferências locais, fazendo com que algumas pessoas pensassem que a barragem poderia ter extravasado. 

“Em que pese o transbordamento de um pequeno lago natural, denominado Lagoa do Pirucaua, não houve qualquer impacto sobre a estrutura operacional como barragens e outras instalações, que estão intactas e operando normalmente. Ou seja, não houve qualquer alteração na segurança e estabilidade das estruturas operacionais, principalmente na barragem de rejeitos”, informa a mineradora. 

A segurança de barragens da ANM pediu o reforço do monitoramento na barragem, em especial nos sistemas extravasores e nos canais de cintura da estrutura e reservatório e está acompanhando todas as estruturas da região, diante das chuvas torrenciais.