Notícias
Curso sobre fechamento de mina e reabilitação de áreas mineradas começa nesta segunda (9/3)
Complexo Cultural Ópera de Arame, em Curitiba (PR), construído em área recuperada após o fechamento de uma antiga pedreira. O espaço tornou-se referência em uso cultural e ambientalmente integrado, abrigando apresentações artísticas e atividades de convivência junto à natureza. - Foto: Crédito: Portal Ópera Arte.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) iniciou nesta segunda (9/3) um curso voltado ao tema do fechamento de mina, uso futuro e reabilitação de áreas mineradas, destinado exclusivamente aos servidores da instituição. A capacitação de 30 horas será ministrada pelo professor Hernani Mota, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista reconhecido na área. A iniciativa reúne 50 servidores das Superintendências de Fiscalização, Outorga e Barragens e Pilhas, reforçando o compromisso da Agência com o aprimoramento técnico de suas equipes.
Durante o curso, serão abordados temas relacionados ao planejamento e à execução do fechamento de mina, incluindo princípios de reabilitação ambiental, gestão de riscos, estabilidade de estruturas remanescentes, recuperação de áreas degradadas e alternativas para o uso futuro de áreas mineradas. Também serão discutidos conceitos, metodologias e boas práticas aplicadas internacionalmente para a gestão responsável do encerramento das operações minerárias.
Um dos focos da capacitação é ampliar o embasamento técnico dos servidores da ANM para a análise de instrumentos regulatórios essenciais ao processo de fechamento, como os Planos de Fechamento de Mina (PFM) e os Relatórios Finais de Execução (RFE). Esses documentos são fundamentais para assegurar que as empresas mineradoras realizem o encerramento de suas atividades de forma segura, ambientalmente adequada e em conformidade com as exigências regulatórias.
A iniciativa reforça o papel da Agência na promoção de práticas responsáveis na mineração, garantindo que o fechamento das minas ocorra com planejamento adequado e com atenção aos aspectos ambientais, sociais e econômicos envolvidos. A capacitação promove a integração entre diferentes áreas técnicas da Agência, permitindo o intercâmbio de experiências e a construção de uma visão mais integrada sobre os desafios associados ao fechamento de mina e à reabilitação de áreas mineradas.
O curso será ministrado pela Universidade Corporativa da Mineração do Brasil (Unibram) e UFOP e é uma iniciativa da Gerência de Sustentabilidade e Fechamento de Mina - GEFEM em parceria com a Superintendência de Gestão de Pessoas - SGP.
|
Marize Torres Magalhães — ASCOM da Agência Nacional de Mineração |