Notícias

Barragem abandonada de Serra Pelada é recuperada

A estrutura foi abandonada pela mineradora e está sob responsabilidade da União.

Vista geral da barragem e reservatório

Vista geral da barragem e reservatório.

Mais uma etapa de manutenção foi feita nesta terça-feira (30) na barragem da antiga Serra Pelada, no município de Curionópolis, Pará. A equipe composta por técnicos da Agência Nacional de Mineração e da Defesa Civil de Parauapebas foi verificar o canal extravasor de emergência feito pela ANM que libera os efluentes (água de chuva e de nascentes próximas) do reservatório e deixam a barragem em condições adequadas de segurança. A barragem inacabada foi abandonada e agora está sob responsabilidade do governo Federal.

A barragem de rejeitos da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), antiga Serra Pelada, estava inacabada e foi abandonada pelos antigos responsáveis em 2014. Por lei, o órgão fiscalizador deve “tomar medidas com vistas à minimização de riscos e de danos potenciais associados à segurança da barragem”. Pelo fato de não ter sido finalizada, a estrutura corria o risco de galgar (transbordar) e se não tivesse manutenção, fatalmente romperia.

Canaletas de drenagem assoreadas

Canaletas de drenagem assoreadas.

O canal extravasor de emergência foi feito pelo então Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em 2018, após uma denúncia. A Defesa Civil de Parauapebas é quem monitora e reporta rotineiramente à ANM a situação da barragem. As duas equipes voltaram ao local para fazer as manutenções das obras de 2018, como limpeza das canaletas de drenagem superficial da barragem, desassoreamento do extravasor de emergência para manter borda livre operacional adequada, além de retirada de vegetação nos taludes.

“A integração entre os órgãos fiscalizadores federais e as defesas civis foi e sempre será essencial para que ações emergenciais como esta tenham o resultado esperado por todos: a barragem em condições melhores que a encontramos e com segurança. É isso o que a população espera do governo”, diz o gerente de segurança de barragens de mineração da ANM, Luiz Paniago.

Canaletas de drenagem superficial limpas após a ação

 Canaletas de drenagem superficial limpas após a ação.