Notícias
ANM participa de encontros sobre Minerais Estratégicos e Fechamento de Mina na Coréia do Sul
ANM participa do evento "2025 Global Battery Minerals Seminar", na Coréia do Sul
A Agência Nacional de Mineração (ANM) participou, entre 6 e 12 de março, de importantes encontros na Coréia do Sul, a convite da Korea Mine Rehabilitation and Mineral Resources Corporation (KOMIR).
Representada pelo Diretor Roger Cabral e pelo Chefe da Divisão de Sustentabilidade e Fechamento de Mina Fábio Perlatti, a ANM fez apresentações no "2025 Global Battery Minerals Seminar", mostrando um panorama sobre a mineração no Brasil e os principais aspectos competitivos para investimentos em pesquisa e extração de minerais críticos no país.
Para o Diretor Roger Cabral "Foi uma excelente oportunidade para mostrar aos representantes do governo Sul-Coreano, e de diversas empresas de alta tecnologia o grande potencial do Brasil como destino para investimentos". Cabral ainda destacou que o Brasil tem enorme potencial para contribuir com a transição energética global, fornecendo minerais críticos, como cobre, níquel, terras raras, dentre outros, tendo um
arcabouço regulatório que preza pela mineração sustentável, desde a fase de pesquisa até o fechamento e reabilitação das minas.
Ainda como parte da agenda com a KOMIR, foram realizadas visitas técnicas em instalações para tratamento de drenagem ácida, oriunda de minas desativadas de carvão e minerais metálicos, oportunidade onde foi possível conhecer as tecnologias avançadas utilizadas pelos coreanos, que podem vir a ser implantadas no Brasil.

Por fim, os representantes da ANM visitaram minas que foram abandonadas ou em fase de fechamento, onde foram implantadas atividades diversas, dando um uso futuro adequado, trazendo benefícios ambientais e socioeconômicos para as comunidades adjacentes. Minas de carvão e metálicos que se transformaram em parques temáticos para visitação da comunidade, com exposições artísticas e históricas, bem como outras, onde galerias subterrâneas foram adaptadas para turismo e até armazenamento e conservação de vinhos e alimentos.

- Antiga mina de ouro desativada na Coreia do Sul e transformada em museu
Para o engenheiro da ANM Fabio Perlatti "o exemplo de reabilitação e transição pós-fechamento dessas minas, ressignificando o uso das áreas após o encerramento da atividade mineral é fantástico". Ainda segundo Perlatti "esses exemplos mostram que é possível que áreas mineradas, ganhem novas utilidades, seja pela reabilitação ambiental ou atividades que tragam benefícios à comunidade local, contribuindo para melhorar a imagem da mineração perante a sociedade e contribuindo para a sustentabilidade da atividade e diversificação econômica".