Notícias
ANM inicia implantação do Novo Sistema de Controle de Áreas com foco na transformação digital
A Agência Nacional de Mineração (ANM) iniciará nesta sexta-feira (21/02) a implantação do novo Sistema de Controle de Áreas, uma das principais ferramentas de gestão territorial das poligonais dos processos minerários no âmbito da agência.
O sistema é utilizado para realizar o tratamento das áreas requeridas, cadastradas e outorgadas em seu banco de dados, assim como para execução dos procedimentos relativos ao gerenciamento do ordenamento territorial dos títulos minerários, resguardando o direito de prioridade e a execução das atividades relacionadas ao controle do solo e subsolo com fins de cumprir a legislação mineral.
A nova plataforma de Controle de Áreas foi desenvolvida utilizando tecnologias de última geração, com arquitetura moderna e recursos avançados, garantindo melhor desempenho, eficiência e agilidade no tratamento do grande volume de dados envolvidos na gestão das áreas minerárias. Outro ponto que merece destaque é a aplicação de conceitos de interoperabilidade, essenciais para o processo de transformação digital, pois permitirá o compartilhamento de informações e automatização de processos.
O processo de implantação da nova plataforma será realizado entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2025, período em que haverá uma paralisação temporária de alguns sistemas da ANM.
Ressaltamos que essa mudança representa um marco no processo de transformação digital da ANM, acompanhando as necessidades da sociedade e proporcionando um ambiente de gestão mais ágil e eficiente, aproximando ainda mais a regulação mineral do país às melhores práticas internacionais de gestão de dados geoespaciais de mineração.