Notícias
ANM disponibiliza base de dados sobre Declaração de Investimentos em Pesquisa Mineral (DIPEM)
A Agência Nacional de Mineração (ANM) liberou na última terça-feira (28/01), base de dados sobre investimentos em pesquisa mineral na fase processual de Autorização de Pesquisa, incluindo valor total investido em pesquisa mineral, município, UF, substância e ano-base. O material é apresentado em formato aberto para livre uso e consulta do cidadão.
Essa iniciativa é resultado do Plano de Dados Abertos 2024-2026, que implementa e promove uma maior disseminação de dados da ANM. A base de dados apresentada tem como insumo as informações inseridas na Declaração de Investimento em Pesquisa Mineral (DIPEM), documento técnico correspondente à apresentação dos investimentos em pesquisa mineral de titulares de alvarás de pesquisa vigente no ano anterior, cujo prazo legal encerra-se no dia 30 de abril de cada ano.
Os Dados Abertos são informações publicadas em um formato legível por máquina e sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle, e ficam livremente disponíveis para serem utilizados e redistribuídos à vontade. Esse formato de disponibilização de dados tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos dados públicos de forma transparente e eficaz, visando o aumento da disseminação de dados e informações para a sociedade, bem como a melhoria da qualidade e gestão dos dados disponibilizados.
Ao oferecer à sociedade mais transparência na gestão pública, a ANM viabiliza oportunidades de criação de serviços inovadores, de melhoria da qualidade dos dados e de surgimento de novos negócios.