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BAGAGENS

Estudo da Anac vai subsidiar PL das bagagens

Em entrevista coletiva, presidente da Agência destacou que pretende encerrar discussões sobre bagagens entregando estudos técnicos para construção do projeto de lei
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Publicado em 17/10/2025 11h25 Atualizado em 20/10/2025 16h59

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein, concedeu entrevista coletiva, nesta quinta-feira (16), para esclarecer questões sobre a urgência do Projeto de Lei 5041/2025, de autoria do deputado Da Vitória (PP-ES), que trata do direito do passageiro de levar mala de mão e item pessoal sem cobrança adicional. 

Faierstein destacou que o objetivo da Anac é contribuir para o debate sobre as bagagens com base em subsídios técnicos, que levem a uma regulação equilibrada, preservando tanto o direito dos passageiros quanto a competitividade das companhias aéreas. 

“Ouvimos os anseios da Câmara e entendemos as necessidades dos passageiros. Queremos construir juntos um projeto de lei que traga segurança jurídica, mantenha os custos das passagens acessíveis e preserve a competitividade do mercado aéreo brasileiro”, afirmou o presidente. 

Durante a coletiva, o dirigente explicou que não há cobrança de bagagem de mão em voos domésticos, mas há distinção entre mochilas e bagagens de mão de até 10 kg, que são acomodadas no compartimento superior das aeronaves. 

A Anac enviou um ofício formal às companhias aéreas solicitando esclarecimentos sobre eventuais cobranças em voos internacionais e recebeu retorno de que duas empresas estão implementando a medida: Latam, já em vigor, e Gol, que anunciou que adotará a cobrança. A Azul informou que não cobrará pela bagagem de mão em voos internacionais. 

O presidente também ressaltou que a Agência está elaborando um plano de comunicação para ampliar a transparência sobre a composição das tarifas e os direitos dos passageiros, além de realizar estudos técnicos que subsidiarão o texto do PL. 

“Nosso papel é técnico. Vamos apoiar o Congresso na construção de uma solução definitiva para o tema das bagagens, garantindo estabilidade para o setor e benefícios para o consumidor”, concluiu. 

Entenda o que diz a resolução da Anac sobre bagagens de mão 

A Resolução nº 400/ 2016 da Anac estabelece regras claras sobre o transporte de bagagens no transporte aéreo. O texto define o que é considerado bagagem de mão, quando é necessário despachar volumes e quais são os direitos e deveres de passageiros e companhias aéreas. 

De acordo com a norma, o transporte de bagagem despachada é um contrato acessório — ou seja, um serviço adicional oferecido pelas companhias aéreas. As empresas podem aplicar restrições relacionadas à segurança operacional e devem manter regras uniformes para todo o trecho contratado, mesmo quando o voo envolve mais de um transportador. 

Já no caso da bagagem de mão, o passageiro tem direito a levar pelo menos 10 quilos na cabine, dentro dos limites de tamanho e quantidade definidos pela companhia aérea. Essa bagagem continua sob responsabilidade do passageiro durante todo o voo. As empresas podem restringir peso ou conteúdo por motivos de segurança ou limitação de espaço na aeronave. 

A resolução também trata das bagagens especiais — aquelas que exigem cuidado extra no manuseio ou têm dimensões fora do padrão. As companhias devem informar previamente aos passageiros sobre como será o despacho desses itens. Se a bagagem não se enquadrar nas regras, poderá ser recusada ou tratada como carga, com contratação e despacho próprios. 

Com essas definições, a Anac busca garantir clareza e transparência nas regras de transporte de bagagens, equilibrando direitos dos passageiros e segurança das operações aéreas. 

Assessoria de Comunicação Social da Anac 

Transporte Aéreo
Tags: bagagempassageirostarifascâmara dos deputados
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